Efeito estufa é um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida. Mas, com as ações dos seres humanos sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente.
Vamos mostrar um exemplo para você entender melhor o efeito estufa. Podemos imaginar um pote de vidro fechado e debaixo do sol. Depois de algumas horas, dentro do pote vai ficar muito quente. Você sabe por que isso acontece? Porque o vidro deixa o calor do sol entrar, mas não deixa este sair. No efeito estufa acontece a mesma coisa.
O nome efeito estufa foi criado a partir da ideia de uma estufa usada para cultivar plantas. Nessas estufas, feitas por paredes e tetos de vidro, o calor entra e não sai - as plantas aproveitam esse calor e passam a se desenvolver melhor.
Quando a Terra é atingida pelos raios solares, parte deles é rebatida e a outra parte penetra, encontra a superfície terrestre e volta para a atmosfera. Dentre esses raios solares que voltam, parte deles é novamente refletida para dentro da Terra e parte vai embora para o espaço.
Esse processo é importante para manter o calor na Terra. Sem o efeito estufa, o nosso planeta seria muito frio e a vida humana não poderia existir.
O efeito estufa é considerado um problema ambiental porque está ficando muito mais forte e aumentando cada vez mais as temperaturas na Terra. Se a camada de ozônio continuar diminuindo e o efeito estufa continuar aumentando, no futuro, a Terra ficará muito quente.
Os gases do efeito estufa surgem, principalmente, das atividades dos humanos, como a produção industrial, a queima de árvores, fumaças de automóveis e outros equipamentos que utilizam a queima de combustíveis fósseis.
Precisamos ter atitudes mais conscientes, como: diminuir a poluição das cidades, reduzir a produção de lixo, conter o desmatamento, aumentar o número de árvores e economizar energia, para assim combater o efeito estufa. As indústrias também precisam se modernizar e implantar técnicas de redução da emissão dos gases.
Parceria:
Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.