De acordo com o professor e pesquisador Pedro Calabrez, “As emoções são programas de ação coordenados pelo cérebro que gerenciam alterações em todo o seu corpo.” Elas consistem em uma série de eventos que acontecem no corpo a partir de uma ou mais informações ou estímulos recebidos pelo cérebro, que reorganiza o corpo e suas funções para reagir como for necessário com base em seus instintos, ou seja, de forma automática. As emoções não são racionais, o que em certos cenários, é de extrema importância para a sobrevivência do indivíduo, como por exemplo, ao fugir de um leão, assim que o cérebro identifica a informação “leão”, a primeira ação é correr, se afastar instintivamente de um possível perigo à vida.
Logo, Calabrez diz: “O sentimento é a percepção consciente de um programa emocional.” Isto é, o sentimento é o processo seguinte à emoção, quando ela se torna racional. Por exemplo, quando um indivíduo se vê de frente para um tubarão, sua primeira reação é nadar para longe ou se debater, essa é a emoção do medo, agora, quando o indivíduo racionaliza a informação, podendo afirmar que está com medo, passa a estar na etapa do sentimento de medo.
No sentimento, se repara apenas parte das mudanças físicas ocorridas na emoção, pode-se sentir o frio no estômago que se dá quando a circulação sanguínea diminui em algumas partes, como alguns órgãos, para dar prioridade às extremidades e a grandes músculos. Em contrapartida, não se percebe a dilatação das pupilas, úteis quando se precisa captar o máximo de informação visual possível.
Nem sempre uma emoção se torna consciente. Quando vemos algo que nos agrada, as mãos tendem a suar de forma imperceptível. As emoções servem para gerar comportamentos e estão ligadas diretamente ao humor, ao temperamento de um indivíduo em determinado dia ou hora. Quando se discute com alguém próximo, se fica suscetível a um mal humor que pode durar até mesmo um grande espaço de tempo, muitas vezes, essa emoção irritadiça pode não ser percebida até que melhore, assim, não passando para a etapa do sentimento, que se definiria caso o indivíduo pudesse admitir que está com um mal humor. “As emoções e os sentimentos, então, elas compõem o que chamamos de sistema afetivo, os afetos são as emoções e os sentimentos.” diz Calabrez.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.