Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos em 26 de julho de 1895. Ele era jornalista, poeta e escritor de prosa brasileiro. Cassiano é um importante representante do Modernismo de tendência nacionalista (permeando uma série de movimentos, gêneros e estilos culturais ao longo da arte e do design).
Formou-se em Direito no Rio de Janeiro em 1917. Depois de ir para São Paulo, trabalhou como jornalista em diversas publicações e até fundou alguns jornais. Em 1924, ele fundou a revista modernista Klaxon. Em 1937, ainda foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras e foi o quarto a ocupar a cadeira nº 31.
Seu trabalho passou por várias vertentes. No início, parecia ser mais voltado ao parnasianismo e ao simbolismo. Na fase modernista, ele explorou temas nacionalistas, em seguida estreitou o escopo e focou em tópicos que eram mais íntimos, cotidianos ou mais próximos da realidade.
Foi um dos principais líderes da Semana de Arte Moderna de 1922 e ganhou dois Prêmios Jabutis. Ele também publicou por volta de 28 obras de poesia.
Faleceu no Rio de Janeiro em 14 de janeiro de 1974, aos 79 anos.
Parceria:
Com supervisão de Milena Peres, jornalista da Zan Comunicação, parceria do Grupo Meon.
SJC: Fintech abre 60 vagas de emprego
22 são para imício imediato
São José faz o último treino antes de duelo contra Primavera nesse sábado (25)
Águia do Vale joga em casa e busca seguna vitória na série A2
PRF intensifica fiscalização na BR-101
Objetivo é reduzir o número de acidentes e garantir a segurança
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.