Alunos

Agosto Dourado

Uma responsabilidade compartilhada

Luiza Freitas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Luiza Benedito Freitas

04 AGO 2021 - 15H26

Foto: Reprodução

Agosto é o mês dedicado à conscientização do aleitamento e faz referência ao dia 1 de agosto, Dia Mundial da Amamentação, e a Semana Mundial do Aleitamento, que ocorre entre os dias 1 e 7 deste mês. Essa data foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-aleitamento com o intuito de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite.

O aleitamento materno oferece para o bebê características imunológicas que nenhum outro alimento pode oferecer ao recém-nascido, além de diminuir o risco de o tornar hipertenso, diabético e obeso. Já as mães com o aleitamento têm suas chances de desenvolver câncer de mama e ovário diminuídas, ajuda na redução de peso e reduz o risco de hemorragia e anemia após o parto.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê alguns direitos a mulheres nesse período da vida, são elas:

  • Art. 391 ‐ Não constitui justo motivo para a rescisão do contrato de trabalho da mulher o fato de haver contraído matrimônio ou de encontrar‐se em estado de gravidez.
  • Art. 396 ‐ Para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um. Parágrafo único ‐ Quando o exigir a saúde do filho, o período de 6 (seis) meses poderá ser dilatado, a critério da autoridade competente.
  • Artigo 389, (Parágrafos 1º e 2º): Direito à creche – Todo estabelecimento que empregue mais de trinta mulheres com mais de 16 anos de idade deverá ter local apropriado onde seja permitido às empregadas guardar sob vigilância e assistência os seus filhos no período de amamentação. Essa exigência poderá ser suprida por meio de creches distritais mantidas, diretamente ou mediante convênios, com outras entidades públicas ou privadas como SESI, SESC, LBA, ou entidades sindicais.
  • Art. 400 ‐ Os locais destinados à guarda dos filhos das operárias durante o período da amamentação deverão possuir, no mínimo, um berçário, uma saleta de amamentação, uma cozinha dietética e uma instalação sanitária.

Segundo o site Saúde Ativa, com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 800 mil mortes de crianças de até cinco anos poderiam ser evitadas anualmente se todas elas fossem amamentadas desde o nascimento até os dois anos de vida. Por esse motivo, é essencial a participação de todos para a proteção e desenvolvimento dessas crianças. Portanto, caso esteja amamentando e seu leite estiver sobrando, doe para o banco de leite mais próximo.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon. 

Escrito por:
Luiza Freitas (Arquivo Pessoal)
Luiza Benedito Freitas

2º ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.