Por Larissa Maria de Souza de Oliveira | EM Profª Braga Em Alunos Atualizada em 23 OUT 2020 - 11H06

A tragédia de Pompeia: o dia que acabou sem avisar

Cerca de 60 vulcões no mundo entram em erupção todos os anos

Era um dia com os outros, as pessoas estavam em sua vida cotidiana na cidade que ficaria conhecida em todo o mundo pela surpresa desagradável que teve. Pompeia: vítima de destruição em 79 d.C. pelo vulcão localizado no monte Vesúvio. E não foi só essa cidade que sofreu a tragédia, mas também Herculano, ambas pertencentes ao Império Romano.

Poucos conseguiram escapar da liberação de energia térmica 100 mil vezes superior a da bomba atômica de Hiroshima. Os que ainda estavam acordados tentaram, em vão, procurar abrigo. Não se sabe quantas pessoas exatamente morreram, mas o número de recuperados indicaria de 2 a 4 mil corpos.

As avalanches de cinzas e rochas formaram um tipo de cobertura parecendo gesso, que consequentemente endureceu. Não há mais nenhum corpo intacto em razão do tempo, apenas a moldura de seus corpos, no exato momento da posição em que estavam.

Muitas dessas posições eram fetais, que normalmente é uma posição adotada por alguém que morre de asfixia, no caso, pelos gases superquentes que atingiram as cidades.

Uma das lendas que envolvem a cidade (considerada por muitos uma maldição) é a de que as pessoas que furtaram alguma coisa do lugar sempre voltam para devolver. Segundo a lenda, essas pessoas devolvem (com pedidos de desculpas), pois dizem que esses objetos são amaldiçoados e que só tiveram azar na vida depois que “pegaram” as coisas.

E aí, gostaria de ter um souvenir de Pompeia?

Parceria:




Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.

Escrito por:
Larissa (Arquivo Pessoal )
Larissa Maria de Souza de Oliveira | EM Profª Braga

Aluna do 8° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professora Homera da Silva Braga, em São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.