Você já se perguntou como tudo começou? Os jogos de tabuleiro são anteriores aos jogos eletrônicos, que hoje chamamos de games. Podemos dizer que eles seriam como bisavós dos nossos atuais passatempos. Alguns deles, ainda são muito conhecidos, tais como: Damas, Ludo, Xadrez, Resta 1, Gamão, entre outros.
Foi na década de 1940 que surgiu o primeiro computador programável digital, o Colossus. Em 1947 foi criada a primeira patente para um jogo, o Cathode-Ray Tube Amusement Device, de Thomas T. Goldsmith. Porém ele tinha um custo muito alto e não atingiu o público.
Nos anos 50 Ralph Baer, considerado o “pai dos jogos”, teve a ideia de criar um dispositivo interativo para televisão. Mesmo sem muito incentivo, ele levou adiante o projeto que hoje rende milhões de dólares.
Em 1952, foi criado o primeiro jogo com IA (Inteligência Artificial), o OXO, um jogo da velha feito para testar a interação usuário-máquina. Três anos depois, em 1955, surgiu o Hutspriel, um simulador de guerras construído pelo exército dos EUA.
O primeiro jogo para entretenimento surgiu em 1958, com o nome de Tennis for Two, usado para entreter o público em um festival. Era jogado em computadores analógicos, os gráficos eram produzidos em um osciloscópio e nunca foi comercializado. No início da década de 60, especificamente em 1962, Spacewar! é criado em um laboratório da MIT por nerds.
Nos anos 70, o custo dos computadores baixou e nesse momento foi criado o jogo Galaxy Game, primeiro jogo de Arcade e o game Computer Space, de Nolan Bushnel, considerado por muitos como o pioneiro da indústria dos jogos eletrônicos.
Na sequência foi lançado o jogo Oregon Trail, o primeiro jogo educativo. Em 1972, aconteceu o primeiro campeonato de E-sports do jogo Spacewar! No mesmo ano foi criado o Magnavox Odyssey, os jogos eram armazenados em pequenos cartões. Neste mesmo ano a Atari é fundada e lançou uma cópia do jogo de tênis de mesa do Odyssey, o Pong.
Em 1975, o famoso Nintendo entrou para o mercado de games, o primeiro console de fato foi criado: o Fairchild Channel F. Breakout, lançado em 1976 pela Atari, mais um sucesso, uma variante do Pong.
Do Nintendo aos consoles que temos hoje em nossas casas, foi um percurso de grande evolução dos gráficos, da jogabilidade, das narrativas e seus personagens, dentre outros elementos que tornaram esse entretenimento muito popular.
Uma forma de conhecer essa trajetória é realizando uma visita a exposição do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação, da USP (Universidade de São Paulo). Ela conta a história dos games, é grátis e virtual. Você pode acessar através do link: https://sites.google.com/icmc.usp.br/historia-jogos-eletronicos/hist%C3%B3ria-dos-jogos-eletr%C3%B4nicos?authuser=0
Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.
Mesmo diante de cobranças, Irã se recusa a debater
Porque a falta de pronunciamento da delegada pode se tornar uma problemática
Arábia Saudita ataca Irã em debate sobre refugiados do Iêmen
O debate não pode prosseguir sem um devido pronunciamento do Irã e do Iêmen
Estados Unidos criticam hipocrisia chinesa
Tensão aumenta entre as superpotências durante o debate da OMS
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.