Meon Turismo

Desempenho ocupacional e econômico de Ilhabela bate recorde em janeiro

Aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado

Escrito por Meon

12 FEV 2025 - 18H00

Divulgação

A Prefeitura de Ilhabela, por meio do Observatório do Turismo e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, registrou um crescimento significativo nos números de ocupação e faturamento no comércio local no mês de janeiro. Os números refletem um aumento no interesse em visitar o arquipélago, comprovando que o turismo continua sendo um dos pilares fundamentais da economia da cidade.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da cidade obtiveram resultados expressivos, principalmente na virada do ano, chegando a 95,5%, segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial de Ilhabela (ACEI). A porcentagem marca um aumento de quase 10% em relação ao Réveillon 2024. Além disso, o mês de janeiro fechou com o aumento de 8% na taxa de ocupação comparado ao mesmo período de 2024.

Outro indicador importante é o faturamento das empresas ligadas ao setor, que apresentou o melhor resultado registrado para o mês de janeiro, desde 2016. Esse desempenho refletiu diretamente na arrecadação do importo sobre os serviços (ISS), registrando também um dos melhores resultados dos últimos tempos para o mesmo mês, resultado do esforço conjunto entre a Administração Pública, empresários locais e a população, que trabalham para promover Ilhabela como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

“O aumento dos números demonstra que estamos no caminho certo. Continuaremos trabalhando para garantir que Ilhabela permaneça atraente e alinhando nosso crescimento turístico à preservação ambiental e ao bem-estar da nossa comunidade,” ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger.

Para o prefeito Toninho Colucci, o desempenho econômico do turismo em Ilhabela está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico de Ilhabela, e consolidar esses números é o resultado de um trabalho eficiente.

“Nosso turismo está focado em oferecer uma boa infraestrutura e experiências únicas aos visitantes. Esses resultados nos incentivam a continuar inovando e fortalecendo o turismo, para que a economia local continue movimentando”, afirmou o prefeito.

Destino turístico consolidado

Em novembro de 2024, Ilhabela foi reconhecida em um relatório elaborado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), do Governo do Estado de São Paulo, enviado à Organização Mundial do Turismo (OMT), destacando os avanços do município em infraestrutura, sustentabilidade e gestão turística responsável.

Com mais de 40 praias paradisíacas, trilhas, cachoeiras e uma rica biodiversidade protegida pela Mata Atlântica, a cidade atrai turistas de todo o mundo o ano inteiro. Um dos destaques apontados no relatório dá à Ilhabela o título de "Destino Turístico Inteligente", como resultado de iniciativas que unem inovação e inclusão, como a criação de trilhas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e projetos de observação de baleias, que promovem o ecoturismo e a educação ambiental.

Além disso, a temporada de cruzeiros 2024/2025 contribuiu significativamente para o aumento do impacto econômico local. Entre os dias 30 de outubro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, foram contabilizados 48.066 turistas que desembarcaram na ilha, representando 70% do total de cruzeiristas, com uma estimativa de R$ 32,1 milhões movimentados na economia.

Até abril, mais 72 escalas já estão confirmadas e a expectativa é de que o impacto total na economia ultrapasse R$ 110 milhões.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.