Mais uma vez Cruzeiro sai na frente e é a primeira cidade de todo Estado de São Paulo, contempladas por meio do Projeto Turismo Ferroviário, lançado oficialmente em novembro pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
A cidade, que já carrega o título de Capital Federal da Revolução de 32, desponta no cenário nacional, com um dos maiores potenciais turísticos histórico, ferroviário e de natureza. O projeto, assinado pelo prefeito Thales Gabriel, contempla a continuidade de um trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade, as recuperações da Estação Ferroviária Central e da malha ferroviária.
O recurso, estimado em R$4 milhões, será usado para construir Museu Ferroviário e da Revolução de 32. O novo espaço deverá ser criado na antiga Oficina Primitiva, ao lado da Estação Ferroviária.
Será um espaço de contemplação, onde turistas poderão conhecer a história da cidade, do Estado e do País, mas acima de tudo, que resgatará a memória da cidade, preservando a rica história de Cruzeiro.
Com essas melhorias, em breve Cruzeiro será rota e ponto de partida do trem turístico, denominado ‘Expresso da Mantiqueira’ , conhecido carinhosamente como Maria Fumaça, que passará por locais históricos, como o Túnel da Mantiqueira, palco das mais sangrentas batalhas da Revolução, e que atualmente passa por uma revitalização para receber turistas de todo Brasil.
Dentre as autoridades presentes no lançamento do Programa Turismo Ferroviário, estavam a primeira-dama, Cristiane Freitas, o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado.
O prefeito Thales Gabriel foi convidado a subir no palco para formalizar mais uma parceria entre cidade e Estado.
“Cruzeiro é a primeira cidade com projeto aprovado, para se tornar oficialmente um município com foco no Turismo Ferroviário. E isso nos traz uma alegria imensa. Sabemos do nosso potencial com o nosso Museu da Revolução de 32, com a nossa Estação Ferroviária Central e com a recuperação da malha ferroviária, que vai contemplar o passeio do trem, entre Cruzeiro e futuramente Passa Quatro, passando inclusive, pelo Túnel da Mantiqueira, que também está sendo reformado. Cruzeiro é protagonista da sua história e muito nos orgulha, ver que também somos protagonistas no turismo sustentável”, disse.
O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas lembrou e incentivou o turismo em Cruzeiro durante seu discurso. “Temos que aproveitar a nossa diversidade e a nossa geografia para termos oportunidades como o turismo rural, religioso, náutico e o ferroviário. E aí vem o turismo ferroviário…Imagina você fazer um passeio pra lembrar da revolução de 32 lá em Cruzeiro”, lembrou o Governador.
Fonte: Prefeitura de Cruzeiro
São José cria quase 10 mil empregos nos últimos 12 meses
Em outubro, foram 1.164 novos postos de trabalho
Sem verba para custeio, TV Cultura suspende produções e demite 116 funcionários
Colaboradores ainda reclamam da falta de materiais básicos
Escolas Cívico-Militares e os próximos passos para implantação em SP
Consulta serão feitas em 2025 para implantação em 2026
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.