Meon Turismo

Conturesp realiza a primeira reunião de 2025

Crescimento do Turismo Paulista na mira dos conselheiros

Escrito por Meon

17 JAN 2025 - 11H30

Paula Lopes

A primeira reunião ordinária do ano do Conturesp - Conselho Estadual de Turismo de São Paulo - aconteceu na tarde desta terça-feira, 14 de janeiro, na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP – SETUR-SP. Na oportunidade, a secretária-executiva da Pasta, Luciane Leite, representou o Secretário Roberto de Lucena, presidente deste Conselho.

Ao seu lado, Ana Clemente, coordenadora de Turismo da SETUR- SP; Maria Helena Boeri, secretária do Conselho; e o mais antigo e experiente da entidade, Jarbas Favoretto.

A secretária Luciane abriu os trabalhos, ressaltando as principais ações da Pasta de 2024 como “a participação em 39 feiras nacionais e nove internacionais, assim como a promoção de 34 roadshows”. Ana Clemente ressaltou que todas estas iniciativas modificaram, para melhor, o olhar de negócios do mundo sobre o nosso Estado.

“No ano passado, mostramos a importância do Turismo de Mergulho, Turismo Náutico, Turismo Ferroviário, Guia Rota do Futebol SP, Rotas do Vinho, do Queijo, Turismo de Raízes-Cultura Italiana, Sabor de SP, Creditur SP, entre outros empreendimentos que engrandecem o Turismo Paulista”, informou a coordenadora de Turismo.

“Para termos ações mais consolidadas, este ano vamos trabalhar com o Turismo de Saúde e Bem-Estar, também o Turismo de Luxo que bem movimenta o setor, além do segmento de Parques Temáticos e o Programa de Turismo Rural”, disse Luciane Leite. "E agora, no período de 22 a 26 de janeiro de 2025, vamos participar da Feira Internacional de Turismo, a FITUR de Madri, na Espanha. Depois, no dia 10 de fevereiro, participaremos da Agenda Brasil 25, realizada pelo Brasil Convention & Visitor Bureau com apoio da SETUR-SP, no Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel, na capital paulista”, complementou.

Durante a reunião um tema destacou-se: a importância do Receptivo no cenário turístico. Os conselheiros foram unânimes em dizer que é muito importante a vivência do turista no ambiente escolhido. Não basta criar produtos, pois é preciso que os destinos tenham boas agências de receptividade com qualidade de mão de obra. O Receptivo desempenha papel fundamental na experiência de qualquer viajante, especialmente em destinos desconhecidos, pois ele conhece os melhores lugares para visitar e os horários mais convenientes. Comodidade e segurança para os viajantes são elementos fundamentais para um bom passeio e precisam de um experiente Receptivo. Ana Clemente ressaltou que o Estado de São Paulo tem tudo para receber bem o turista. “E o nosso desafio agora é fortalecer o Receptivo”.

Manifestação dos Conselheiros

Marcos Vilasboas, novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - São Paulo (ABIH-SP) para o biênio 2025-2026, colocou sua entidade à disposição do Conturesp e disse que o foco de sua gestão é a qualificação de pessoas e desenvolvimento de produtos.

Depois, Armando Arruda Pereira, secretário-executivo do Conturesp, afirmou que a reunião extraordinária do próximo mês de fevereiro será muito importante para a aprovação do Regimento Interno e diz que todos os conselheiros devem participar presencialmente. Pelo Sebrae, João Vicente Telles Guariba informou que participará juntamente com 25 empresários da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), entre 12 e 16 de março, envolvendo Turismo Rural de Aventura e Gastronômico.

O conselheiro Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), informou que entre os dias 1º e 2 de abril haverá o EXPOTEL no Centro de Convenções Frei Caneca. A feira contará com a visita de proprietários e gestores de resorts, hotéis, pousadas, hostels, flats e motéis. Serão dois dias dedicados ao desenvolvimento do mercado hoteleiro e Omori convidou o Conturesp para fazer a reunião de fevereiro pela manhã do dia 1º de abril.

A conselheira Suzy Camargo anunciou a Avistar Brasil que acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2025 no Jardim Botânico. Trata-se do maior evento de promoção da observação de aves do país. É uma celebração da biodiversidade e da beleza das aves. Silvio Camargo, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, disse que o turismo ferroviário de Mogi das Cruzes não prosperou devido à ausência de receptivos e assim os turistas não tinham noção dos atrativos locais. O conselheiro Fábio Barbosa, especializado em Turismo Ferroviário, enalteceu os trens temáticos que, durante o período natalino, fizeram a alegria das crianças e jovens do Estado de São Paulo.

Ainda, durante a reunião do Conturesp, manifestaram-se também os seguintes conselheiros: o experiente conselheiro Jarbas Favoretto da Amitur; Márcia Azeredo da Aprecesp; Juliana Assumpção, da Abav-SP/Aviesp; a jornalista Rita Minami; Aristides de La Plata Cury, da Skal Internacional São Paulo; Auro Nardelli, da Ablovex, Regina Rocha da Fresp e Márcio Santiago, da Brasil Convention & Visitors Bureau (CVB).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.