História:
Piquete é conhecida como “Cidade - Paisagem”, graças à sua posição privilegiada no sopé da Serra da Mantiqueira. Foi registrada com a instalação do Registro de Itajubá, em novembro de 1764, provocando o surgimento, em suas proximidades, de pousos para tropeiros e viajantes.
Aos poucos, moradias e roças despontaram, espalhadas ao longo do caminho, o que suscitou o crescimento espontâneo e a fixação de moradores, originando o bairro do Piquete. Em 1891 era elevada à vila, e em 1915 à cidade. Cresceu pouco, até o século XX, com a chegada da indústria bélica no município.
Em 1906, após a instalação da fábrica de explosivos, foi inaugurada na cidade a estação ferroviária de Rodrigues Alves (homenageando o então Presidente da República na época) pela Estrada de Ferro Lorena-Benfica, que mais tarde passou a ser conhecida como Ramal de Piquete da Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi suspenso pela RFFSA. Em seguida, o tráfego de cargas também seria suspenso, culminando posteriormente na desativação do ramal e em sua erradicação.
Raio X:
Prefeito: Romulo Kazimierz Luszczynski - PSD
Área total: 175 km²
População total (Censo IBGE/2022): 12.490 habitantes
Densidade demográfica (2022): 71,37 habitantes/km²
PIB (IBGE/2010): R$ 89.748.000
Meon 2020 © Todos direitos reservados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Piquete
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.