Por Meon Em Ilhabela

Trilhas e ciclovias levam ciclistas a paraísos de Ilhabela

Trajetos passam por cenários de tirar o fôlego

ciclovia_ilhabela_govsp_2

Ciclovia que corta a orla em Ilhabela é uma das opções para os ciclistas que visitam o arquipélago

Divulgação/GovSP

Engana-se quem pensa que os cenários paradisíacos de Ilhabela podem ser acessados somente com jipes ou carros 4x4. O único município-arquipélago marinho brasileiro possui ciclovias e trilhas ideais também para os amantes de bike.

Da orla para o Norte
O trajeto liga a orla a praias do norte da Ilha e oferece paisagens de tirar o fôlego. A ciclovia é plana e usada por moradores e esportistas durante todo o dia.  

É possível estender o passeio de bicicleta para além da ciclovia, pegando um trecho de terra para alcançar a praia do Jabaquara. Para os que tiverem mais fôlego outras cinco praias ao norte da ilha --Fome, Poço, Serraria, Estácio e Laje Preta podem ser acessadas por trilhas e caminhadas, até chegar a praia de Castelhanos, no centro da Ilha, lado oposto da balsa. Além das paisagens, as trilhas levam a dezenas de cachoeiras. 

Castelhanos
A trilha que leva à praia de Castelhanos é um trajeto difícil, que cruza a ilha da pontes oeste para leste, com 700 metros de subida. O sacrifício é recompensado pelo visual de uma das maiores praias da ilhas da Ilhabela, e também a que apresenta o mais difícil acesso. 

Região sul
A parte sul da ilha não provê ciclovia para o usuário, mas a avenida beira-mar tem trânsito de bicicletas e nela é possível chegar, por asfalto e depois terra, à praia mais ao sul da Ilha, a Praia do Veloso. De lá, uma estrada de terra pode levar o ciclista até a entrada da trilha que leva até o maior cartão postal da ilha: a Praia do Bonete. São 12 horas de trilha e o trecho não é adequado para bicicleta. Após o Bonete, há ainda as praias de Enxovas, Indaiaúba, Sombrio, Vermelha e Mansa, para então chegar novamente a praia de Castelhanos.

Santuário
Uma outra opção de passeio aos ciclistas, é o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, que fica a menos de 2 quilômetros da balsa, em direção aos bairros localizados ao sul de Ilhabela.  Protegido por lei municipal, o local possui uma diversificada fauna e flora. Os peixes de vários tamanhos, recifes de corais e estrelas-do-mar compõem um ambiente excelente para o mergulho.

A estátua de Netuno, com 7 metros de altura, é um deles. Os barcos naufragados, como o Príncipe das Astúrias, que afundou em 6 de março de 1916, também está localizado ali. Este é o maior naufrágio da história do Brasil. O luxuoso transatlântico inglês foi construído no mesmo estaleiro do Titanic. Dos 611 passageiros, apenas 164 sobreviveram.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Ilhabela

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.