Capela da Armação, em Ilhabela
Divulgação/PMI
Ilhabela, a Capital Nacional da Vela, possui 130 quilômetros de costa, com praias e paisagens paradisíacas. De Leste a Oeste, de Norte a Sul, há opções para pessoas de todas as idades. Mas Ilhabela também surpreende pelo seu patrimônio histórico e arquitetônico.
O centro histórico e comercial da cidade, fundada em 1805, é especialmente encantador. A Vila, como é chamada, conserva os traços de um povoado tradicional, mas surpreende pela combinação das construções clássicas com os casarões modernos e luxuosos. Lá estão a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, a Antiga Cadeia e Fórum, a Casa de Cultura e o Píer da Vila.
Também é possível ver o antigo mercado de escravos e elpourinho, ambos em frente à Praça Coronel Julião de Moura Negrão; prédio onde funcionava a antiga Cadeia e Fórum; Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso; atual sede da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), localizada na rua Dr. Carvalho e antiga bateria de canhões, próximos à Praça das Bandeiras.
Na praia do Engenho D'Água, a 5 quilômetros da balsa e bem próximo ao Centro Histórico, está localizada a Fazenda Engenho D’água, construída no século XVII, foi grande produtora de açúcar e aguardente na época. A casa sede guarda muitas características originais como os porões dos escravos, o que originou algumas lendas sobre o local.
A propriedade é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) desde 1945. É um ponto de visitação obrigatória.
Fazenda Engenho D'Água
Divulgação/PMI
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.