História:
Nascida no fundo do vale do rio do Peixe, quase na confluência do rio Jaguari, surgiu o pequeno amontoado de casas em torno de uma capela. Nem mesmo anotações batismais ou de casamentos registram a passagem das missões pela aldeia. O primeiro registro oficial marca o início da primeira fase da história da cidade. No dia 19 de abril de 1864, a Capela de Nossa Senhora do Patrocínio é levada à categoria de Freguesia e anexada à Comarca de São José dos Paraitininga. Quatro anos depois, no dia 9 de Maio de 1.868, a Freguesia muda de Comarca, com anexação ao município de Santa Isabel.
Como município, constituiu-se apenas como distrito de paz de Igaratá, e assim foi até que, em 21 de Maio de 1934, o município foi extinto e anexado novamente a Santa Isabel. Em 1.954, pela lei 2456 de 30 de Dezembro tornou-se novamente independente e, emancipado administrativa e politicamente, condições em que permanece até hoje.
No início dos anos 60, surgiu o projeto de construção de uma represa que produzisse energia para satisfazer às necessidades de desenvolvimento do Vale do Paraíba. Por sua condição de ribeirinha do rio Jaguari, decidiu-se sacrificar o município. Com muitos esforços e dedicação das autoridades municipais, em 1968 surgiu a esperança de se reconstruir a cidade em outro sítio. Em 24 de abril de 1969 chegaram às primeiras máquinas para a construção da Nova Igaratá, marcando o início da Segunda fase da história do Município.
A “Nova Igaratá” nasceu, oficialmente, em 5 de dezembro de 1969, a três quilômetros da “Igaratá velha”. Todos os moradores da velha foram transferidos para a nova cidade, construindo suas casas em terreno doado pela CESP (Centrais Elétricas de São Paulo). Os que eram de fora ou não moravam na cidade velha poderiam comprar terrenos, se quisessem, e no início o preço era bem baixo para incentivar e promover o progresso local. Aos poucos foi construído ginásio, escola, delegacia de polícia, prefeitura e outras repartições.
Raio x:
Prefeito: Elzo Elias de Oliveira Souza
Área total: 293,953 km²
População total (Estimativa IBGE/2021): 9 631 hab.
Densidade: 32,8 hab./km²
Altitude: 745 m
PIB (IBGE/2008): R$ 70 606,621 mil
RMVale elege dois prefeitos com 24 anos de idade
Yan Lopes, de Caçapava, e Gabriel Prianti, de Igaratá
RMValeQuatro pessoas morrem em acidente em Igaratá
Carro ficou prensado entre dois caminhões na Rodovia Dom Pedro
RMValeApostas em Caçapava e Igaratá ganham prêmio na Quina
Ganhadores acertaram quatro dezenas
Meon 2020 © Todos direitos reservados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Igaratá
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.