História:
A fundação formal de Caraguatatuba foi no século XVII, por meio da concessão de Sesmarias um instituto jurídico criado pelo Império de Portugal para distribuição de terras a particulares para a produção de alimentos. Nos primeiros anos de 1600 o capitão-mor Gaspar Conqueiro doou a Miguel Gonçalves Borba e Domingos Jorge a porção de terra localizada na bacia do Rio Juqueriquerê. Foi exatamente naquele ponto que a cidade começou a nascer entre 1664 e 1665 que surgiram sinais de povoamento, com a construção dos primeiros prédios, como a pequena igreja de Santo Antônio, santo padroeiro da cidade de Caraguatatuba.
Mas o pequeno povoado foi assolado por diversos surtos, entre eles o mais mortífero ocorreu em 1693. A varíola, conhecida na época por “Bexigas”, dizimou boa parte da população. Os sobreviventes fugiram para as vilas próximas, Ubatuba e São Sebastião. A doença fez o crescimento retornar à estaca zero, o que atrasou o desenvolvimento do povoado em alguns anos. Após a grande mortandade, o local passou a ser chamado de “Vila que desertou”. O novo povoado foi elevado à condição de Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba em 27 de setembro de 1770, a pedido de Dom Luiz Antônio de Souza Botelho Morgado de Mateus, o então capitão geral da Capitania de São Paulo.
História:
Prefeito: Aguilar Junior
Área total: 484,947 km²
População total (Estimativa IBGE/2021): 134,875 hab.
Densidade: 0,3 hab./km²
Altitude: 2 m
PIB (IBGE/2013): R$ 2.422.613,17
Projeto Educa Sabesp celebra formatura de mais de 400 alunos
Estudantes são de Ubatuba e Caraguá
Litoral NorteLitoral Norte abre vagas para 146 guarda-vidas
Veja cidades e como se inscrever
Eleições 2024Mateus Silva é oficializado candidato a prefeito em Caraguatatuba
Decisão acontece após renúncia do pai, Antonio Carlos
Meon 2020 © Todos direitos reservados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Caraguatatuba
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.