Pagamento do Bolsa Família é antecipado em cidades do Vale
Dois municípios da tem beneficio liberado nesta terça (17)
RMValeHelicópteros ajudam a combater fogo na Serra da Bocaina, em Bananal
Sinal de atenção continua para toda RMVale
Estado de São PauloEstado de SP entra em emergência para incêndios
Duas cidades da RMVale estão em alerta máxino
Raio x:
Área total: 616,427 km²
População total (Estimativa IBGE/2019): 10.993 hab.
Densidade: 16,58 hab/km²
PIB (IBGE/2008): R$ 18.556,82 R$ mil Prefeito: William Landim da Silva
História:
Bananal foi erigida em uma região ocupada pela etnia indígena dos Puris. O aldeamento existiu entre a Serra da Mantiqueira e florestas do Sertão do Bocaina, se estendendo até a região onde se encontra a cidade. O rio que cortava a localidade foi batizado por eles com o nome Banani, que significa "rio sinuoso". O nome da cidade teria surgido daí. Primeiro com a corruptela "Bananá" e, por fim, Bananal. A fundação de Bananal foi formalizada em escritura datada de 10 de fevereiro de 1785.
As terras férteis e o clima propício para o cultivo do "ouro verde" trouxeram pujança e mudaram a configuração política e administrativa. O Vale do Paraíba, que ficava a cargo de São Paulo, passou a ser desmembrado em vilas. Primeiro, houve o desmembramento da Vila de Taubaté (1645), depois a Vila de Guaratinguetá (1651) e Lorena (1788). Bananal pertenceu a todas elas. Em 26 de janeiro de 1811, Bananal foi elevada à condição de paróquia. Após novo desmembramento, Bananal foi anexada à Vila de São Miguel das Areias em 1816.
Após 16 anos ansiando também por sua independência administrativa, Bananal foi elevada à condição de Vila em 10 de julho de 1832 através de Decreto Imperial. Em 3 de abril de 1849, foi elevada à condição de Cidade. Em 30 de março de 1858 foi criada a Comarca de Bananal, anexando os termos de Areias, Queluz e Silveiras até 1866.
O desenvolvimento urbano de Bananal sempre esteve atrelado ao crescimento da cultura cafeeira. Em 1854 a produção era maior que de outras regiões paulistas e o café era comercializado com a Europa e com os Estados Unidos. No segundo reinado, Bananal era o centro da economia nacional e a terceira receita municipal do Estado.
Meon 2020 © Todos direitos reservados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Bananal
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.