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Campos do Jordão lança candidatura a Cidade Criativa da UNESCO

Município busca reconhecimento por meio da Cultura e do Turismo

Escrito por Meon

08 JAN 2025 - 11H00

Divulgação

O ano de 2025 começa com uma importante iniciativa de Campos do Jordão: a cidade lançou sua candidatura ao título de Cidade Criativa da UNESCO na categoria Música, reforçando sua ambição de se estabelecer como referência global no uso da música como instrumento de desenvolvimento sustentável e de inclusão social.

O lançamento oficial da candidatura aconteceu nesta terça-feira, 7, em reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), na Câmara Municipal da cidade, contando com a presença do secretário de Estado de Turismo, Roberto de Lucena, e autoridades locais. Foram apresentadas informações exclusivas sobre o dossiê, que está em fase de finalização e será encaminhado ao Itamaraty até o início de fevereiro. Apenas duas cidades brasileiras que se candidatarem serão escolhidas e encaminhadas para avaliação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Reconhecida por sua profunda conexão com a música, a cultura e o turismo, Campos do Jordão busca ampliar seu impacto nos cenários nacional e internacional e fortalecer sua identidade como polo de criatividade e inovação. Localizada na Serra da Mantiqueira, combina características de cidade pequena com infraestrutura de alto padrão.

Um dos grandes destaques é o Festival Internacional de Inverno, o maior evento de música clássica da América Latina, que acontece anualmente no mês de julho. Além do famoso festival, que já teve 54 edições, Campos se destaca com outros eventos culturais, de design e de fotografia, servindo, inclusive, como cenário para a produção de curtas e longa-metragens que valorizam múltiplas expressões artísticas. A cidade conta com uma infraestrutura composta por teatros, museus e centros de música, complementada por parcerias internacionais que reforçam sua posição como destino cultural de relevância global.

Para o prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva, mais conhecido como Caê, conquistar esse título destacará a relevância turística e cultural do município. “Esse prêmio é fundamental para o desenvolvimento local e para fortalecer o senso de pertencimento dos moradores de Campos do Jordão. Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar daqui para frente, cuidando dessa semente para que ela floresça e contribua para o crescimento contínuo de Campos. Nossa cidade tem a chance de mudar o legado para nossas gerações e as que ainda virão”, afirmou.

Roberto de Lucena reforçou que esta iniciativa deve ser abraçada não só pelo destino, mas por toda a região da Mantiqueira, pelo Estado e até pelo Brasil. “Campos do Jordão é uma referência nacional em competência e tração do turismo no Estado de São Paulo. Com os investimentos certos e o apoio necessário, que será garantido pelo Governo do Estado, iremos longe. Tenho certeza de que essa iniciativa será muito bem-sucedida e consolidará Campos do Jordão como um dos poucos municípios no mundo a fazer parte das Cidades Criativas da UNESCO”, destacou em seu discurso. Lucena, que assinou a carta de apoio à candidatura, foi homenageado e nomeado embaixador do Turismo da cidade.

Impacto na economia

O reconhecimento de Campos na categoria de Música pode, na opinião de Fábio Izar, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo da cidade, ser um vetor estratégico para o fomento da economia local.

“Campos do Jordão se destaca de outros destinos turísticos pelo seu forte viés cultural. Precisamos disseminar esse conhecimento e mostrar ao mundo o que temos de melhor. Quando uma cidade é reconhecida internacionalmente, ela atrai mais visitantes e maior visibilidade, gerando riqueza para a economia local. Além disso, é essencial capacitar os jordanenses para aproveitar essas oportunidades por meio de treinamentos. Dessa forma, os benefícios não ficarão restritos aos comerciantes, hoteleiros e restaurantes, mas alcançarão toda a população”, destacou.

Já o presidente do COMTUR e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, Sidney Isidro, ressaltou a importância da participação coletiva no processo de candidatura: “Temos a oportunidade de planejar a cidade de maneira transversal, envolvendo toda a comunidade nesse processo. É essencial garantir que todos os moradores, independentemente de classe social ou atividade, sintam-se parte de um modelo de gestão de uma Cidade Criativa.

O objetivo é tornar Campos do Jordão uma cidade melhor para quem vive aqui, excepcional para quem a visita e motivo de orgulho para mais de 200 milhões de brasileiros”. Ele também destacou a oportunidade de fortalecimento para o turismo internacional. “Atualmente, exploramos pouco o turismo internacional, mesmo estando tão próximos de grandes aeroportos — alguns dos principais da América Latina estão aqui ao lado. Quando começarmos a nos posicionar melhor, mostrando o potencial de Campos do Jordão e convidando o mundo a nos visitar, estaremos oferecendo uma experiência verdadeiramente inesquecível”.

A candidatura de Campos ao título de Cidade Criativa da UNESCO é liderada pela Secretaria de Turismo, com apoio da Secretaria de Cultura. A agência Business Factory, especializada em Marketing para o turismo e representação de destinos, que tem como CEO Thais Medina, é a responsável pela coordenação do projeto. “Precisamos elaborar um plano de ação impactante, com projetos bem detalhados e orçamento previamente definido.

É fundamental demonstrar, em primeiro lugar, que iremos contribuir para os objetivos gerais da rede de Cidades Criativas da UNESCO, com cooperação entre as cidades e diálogo em níveis nacional e internacional. Também é essencial evidenciar nossa expertise na organização de eventos na área criativa. Além disso, precisamos mostrar nosso compromisso e capacidade técnica, organizacional e financeira. Nossa abordagem deve ser amplamente inclusiva, conectando-se aos projetos sociais já existentes na cidade”, explicou Thais.

O evento contou com ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luiz Filipe Cintra; do vice-prefeito, Leandro Cesar; da secretária de Cultura, Tânia Cunha; do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Santos; e de Márcio Araújo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentre outras autoridades e empresários da cidade.

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