Meon Imóveis

Portaria remota é alternativa para melhorar segurança em condomínios da RMVale

Dados da Abese (Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica) apontam que procura por solução tecnológica aumentou em 20%

Escrito por Yeda Vasconcelos

09 DEZ 2021 - 14H59 (Atualizada em 10 DEZ 2021 - 09H27)

Desde que os moradores começaram a passar mais tempo em casa devido ao isolamento social, a preocupação com a segurança aumentou, bem como a procura por aprimorar os sistemas dos condomínios. A portaria remota, alternativa para melhorar a segurança em condomínios, ganhou relevância em 2020. Dados da Abese (Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica) apontam que a procura por essa solução tecnológica aumentou em 20%. 

A portaria remota é um sistema a distância instalado nos prédios e substitui o porteiro presencial 24h. Um grupo de câmeras e interfones fazem a ligação do condomínio com a central de atendimento. Assim, quando um visitante chega ele contata o porteiro remoto que realiza todo o cadastro e verifica com o morador se a entrada é liberada ou não.

Na saída, o visitante precisa informar novamente a portaria e pedir a liberação. Tudo isso para obter ainda mais segurança e controle do que acontece dentro do condomínio. Todos os dados ficam armazenados no software de controle e o morador pode acessar através do site ou do aplicativo.

Outro ponto importante que Rafael Daoud, especialista em segurança, empreendedor e diretor da Alarm Wolx, destaca é a presença de um botão do pânico no aplicativo que notifica a central de operações. Outra vantagem, segundo empresas do setor, seria um custo menor.

Divulgação
Divulgação
Rafael Daoud

Apesar da tendência, alguns moradores ainda têm preocupações em relação as portarias remotas. Rafael Daoud explica que o sistema é projetado para não ter falhas.

“Quando você estrutura um projeto de portaria é necessário ter duas internets de operadoras diferentes. Se uma parar de funcionar, a outra substitui, nós colocamos uma terceira internet de chip de celular para uma emergência extrema. Tem que ter uma redundância de energia também com a instalação de um pequeno gerador que você consegue atender todas as áreas comuns e os portões. Outro fator importante também é que a empresa de portaria remota tem que ter preparado um profissional para enviar presencialmente em uma emergência”, explica Rafael.

Divulgação
Divulgação
Eduardo Lopes


O administrador de condomínios Eduardo Lopes prevê que os condomínios devem mudar o padrão de moradores e o tipo de portaria.

“A tendência é que só os condomínios de alto padrão vão conseguir ter o porteiro presencial por conta do custo”, revela.

Uma das maiores comodidades da portaria tradicional é ter uma pessoa, na maioria dos casos um porteiro, que receba as entregas e encomendas a qualquer momento do dia. Nos condomínios que o Eduardo administra, um dos maiores problemas com a portaria remota são as entregas fora do horário comercial, já que normalmente os condomínios têm uma pessoa que fica disponível para receber as entregas. Uma alternativa para este problema são os armários inteligentes.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Yeda Vasconcelos, em Meon Imóveis

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.