Meon Imóveis

Golpe induz consumidor a pagar por visita a imóvel

Alerta é da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário

Escrito por Meon

11 FEV 2025 - 12H30

Reprodução

A Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) está alertando sobre uma nova modalidade de golpe na praça, envolvendo o segmento de imóveis. Utilizando perfis falsos nas redes sociais, com fotos e informações capturadas em sites de empresas reconhecidas por atuação profissional no mercado de imóveis, golpistas se passam por corretores para extorquir o consumidor.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Ao manifestar o desejo de conhecer uma casa, um apartamento ou mesmo um imóvel comercial anunciados, o interessado é induzido a pagar via pix uma taxa que chega a R$ 250, em média, ao falso corretor, pela visita.

“Estamos diante de vários casos registrados sobre algo que não é praticado pelas imobiliárias”, afirma Mauro Macedo, diretor regional da ABMI. “Além de lesar o consumidor, o que é extremamente grave, os golpistas se apropriam da imagem de empresas que atuam há muito tempo no mercado e construíram sua reputação com honestidade e seriedade.”

A principal forma de atrair o consumidor é a partir de perfis falsos nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, páginas fakes são criadas com fotos e anúncios copiados de imobiliárias renomadas e idôneas no mercado. Ao se interessar por determinado imóvel, o potencial locatário ou comprador é convencido pelo golpista a pagar uma taxa de visitação. Uma vez recebido o Pix, o falso corretor encerra o contato e desaparece. “A intenção não é outra, senão obter recursos financeiros de forma ilícita”, destaca Mauro Macedo.

Com 30 anos de história, a homehunters, associada da ABMI em Campinas (SP), é uma entre várias organizações lesadas pelos golpistas. “A empresa, que é a mais bem avaliada no mercado imobiliário da região, teve sua idoneidade apropriada por essas quadrilhas”, afirma Macedo, que também é CEO e founder da homehunters.

Como forma de alertar o consumidor, a imobiliária homehunters divulga de forma sistemática em suas redes sociais que não cobra taxa por visita em imóveis.

Para evitar ser lesado pelos golpistas, o cliente, antes de tudo, deve verificar o registro obrigatório do corretor no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Uma medida extremamente importante, quando houver interesse por algum imóvel anunciado, é entrar em contato com as imobiliárias por meio de canais oficiais, verificando se aquele que se apresenta como corretor realmente pertence aos quadros da empresa.

“Essas empresas são as maiores interessadas em coibir os golpes e proteger quem busca bom atendimento e segurança no momento de procurar um imóvel para alugar, comprar ou investir”, conclui o diretor regional da ABMI.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Imóveis

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.