Iniciar um novo ciclo com a sensação de recomeço traz um grande bem-estar, principalmente se o ano que passou tiver sido desafiador. “Eu adoro decoração, estou sempre de olho nos perfis de reforma e decoração. Gosto do estilo clean, com cores claras, móveis claros e também do estilo rústico, com bastante madeira, itens antigos”, conta a chef Laura Vasconcelos, de 33 anos, que mora em Guaratinguetá e começou a decorar a casa em outubro.
“Acho que super vale investir em decoração. A casa muito básica, sem quadros, sem cores fica uma casa fria, parece inabitada. Acho que a decoração, sendo feita com a cara dos donos, traz um pouco de aconchego, sensação de lar e não só uma casa com quatro paredes”, acrescenta a chef, mesmo tendo o gosto bastante diverso ao do esposo.
Atualmente, há uma porção de truques que dão aquele ar de mudança e novidade à casa, sem gastos exorbitantes.
Se você pretende uma reforma estrutural, o melhor é iniciá-la após os recessos de fim ano, para evitar falta de material e até interrupção da obra. Mas, se você só quer decorar o ambiente, pode aproveitar o período para investir em itens decorativos em promoção e com desconto. “Trocar de papel de parede, investir numa pintura nova, até trocar ou reformar alguns mobiliários já dão aspecto de novidade ao ambiente”, afirma Carol Scarpelli, uma das arquitetas de maior destaque da região.
“Claro que há reformas ou repaginadas que exigem mais investimento em produtos com valor agregado, itens com maior durabilidade, ergonomia e design, seja para piso ou qualquer outro objeto, como sofás mesas e cadeiras. Em certos tipos de reformas, esses itens valorizam muito o imóvel, agregando valor e apresentando durabilidade incomparável aos outros”, acrescenta.
Morar num apartamento alugado não significa abrir mão da própria identidade nem gastar à toa. “O interessante é investir em itens que podem ser facilmente utilizados em outros lugares por onde o inquilino passar, com medidas que se encaixam em outros imóveis e pouco investimento em itens fixos, já que não trarão retorno nenhum ao locatário, somente ao dono do imóvel”.
O home-office talvez esteja entre as maiores mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19. “As pessoas querem conforto para trabalhar em casa. Antes, só servia para dormir, hoje, passam mais tempo em casa com a família, e por isso, buscam pelo conforto”, explica a arquiteta. Com a mudança no estilo de vida, principalmente por causa da pandemia, as pessoas têm buscado ambientes “versáteis, multi- funcionais, limpos (clean) e extrema- mente acolhedores. Os espaços podem ter vários estilos, cores vibrantes ou neutras, mas o minimalismo ainda é a base da decoração. A tendência agora é ‘menos é mais’, só que não podemos perder o aconchego, independente- mente do estilo”, ressalta Scarpelli.
“Os espaços podem ter vários estilos, cores vibrantes ou neutras, mas o minimalismo ainda é a base da decoração. A tendência agora é ‘menos é mais’, só que não podemos perder o aconchego, independentemente do estilo” Carol Scarpelli, arquiteta.
Há vários exemplos de itens que caíram de uso e já podem ir embora com 2021; alguns deles até encarecem a decoração. Carol menciona alguns exemplos:
• Revestimento 3D rebuscado ou com ondas;
• Soleiras entre um ambiente e outro;
• Pastilhas coloridas no banheiro ou na cozinha;
• Moldura de gesso. É mais elegante deixar o teto lisinho, mesmo;
• Sofá retrátil “grandão”, com braços e encosto “super master grandes”. “Enfim, totalmente ‘over’. Sei que ainda existem os amantes desses itens, mas, em termos de elegância e sofisticação, podemos dizer que isso não deixará sua casa com bom aspecto”.
Para não errar na decoração, a arquiteta sugere pedir opinião a um profissional que entenda seu estilo. Além disso, “não saia comprando sem medidas e um layout bem pensado. Não pense que tudo tem que combinar. Conforto sim, mas com leveza, e o principal -- menos é sempre mais”, conclui.
O conceito do projeto surgiu inicialmente da união de elementos rústicos com materiais sofisticados e aconchegantes, como o porcelanato e os painéis de madeira, resultando na integração da Sala de Tv com o Haras o qual está inserida, se materializando em um cômodo confortável e único para se desfrutar de bons momentos. Como exemplo, a escolha do balanço utilizado como poltrona, que leva o nome de Balanço Sela, feita em corda de couro trançada à mão, idealizado pelo designer Bruno de Carvalho, remetendo à cultura gaúcha de montaria.
A iluminação na decoração do ambiente é fundamental para dar a funcionalidade que o espaço precisa, a luz indireta da sanca traz um aconchego e acolhimento. As arandelas douradas valorizam e destacam a beleza e a elegância deste espaço.
Com a luminária embutida central temos uma luz mais difusa, com opção ainda de ligar somente o led central gerando uma luz mais acolhedora. Os spots conseguiram destacar a luxuosa lareira dando ainda mais requinte e valorizando a área do balanço Sela.
A proposta de iluminação foi realizada pela Arquiteta Mariana Lobo em parceria com a loja Universo Iluminação. Juntamente com atendi- mento especializado da Universo, evidenciando ainda mais a exuberância deste lindo projeto.
Na Mostra Nexus de 2019, a Universo fez diversos projetos junto com renomados arquitetos, um dos projetos de destaque foi uma peça exclusiva do arquiteto Léo Shehtman - Usina design + iluminação.
Locações para o Carnaval ficam até 25,32% mais baratas, no Litoral
Levantramento foi feito pelo CRECI-SP
Golpe induz consumidor a pagar por visita a imóvel
Alerta é da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário
Caixa e Santander realizam leilões de imóveis em todo o Brasil
Saiba os valores e como participar
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.