Uma comemoração especial marca os 25 anos de criação do Programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos. O evento acontece neste sábado (9), a partir das 15h, no complexo esportivo do Teatrão, local que é o Centro de Treinamento do programa que há mais de duas décadas forma jovens talentos para o esporte joseense.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A celebração, aberta para a comunidade, contará com as presenças de atletas das 114 equipes de diferentes categorias e modalidades que compõem o programa, familiares, autoridades e apreciadores do esporte.
O evento deste sábado está recheado de atrações, contando com apresentações artísticas e esportistas, além de homenagens a famílias que tiveram uma trajetória inspiradora dentro do programa, pela dedicação ao esporte no município e o legado que deixaram para as futuras gerações.
A festa também terá a apresentação de um vídeo institucional que conta um pouco da história do Atleta Cidadão ao longo destes 25 anos e será encerrada com a escolha dos nomes dos mascotes do programa, feita pelo próprio público presente no Teatrão, por meio de um concurso interno que mobilizou cerca de 400 atletas.
História
Vinculado à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva que ao longo dos anos se tornou um orgulho para os esportistas joseenses.
Desde sua criação, em 1999, tem sido um marco no desenvolvimento esportivo e na formação de jovens talentos na cidade, transformando vidas, promovendo não apenas o esporte, mas também os valores de cidadania, respeito e determinação.
O programa é amparado pela lei municipal 9.989/19 e pelo decreto 18.459/2020, mobilizando atualmente mais de 1.600 crianças e jovens, de 8 a 20 anos, representando 22 modalidades esportivas.
Conta com cerca de 150 profissionais, entre membros das comissões técnicas e da equipe multidisciplinar. As atividades desenvolvidas em diferentes polos espalhados por todas as regiões da cidade visam a formação esportiva competitiva, com a finalidade de compor as equipes que representam o município em eventos esportivos nas esferas regional, estadual e nacional.
Para ingresso nas modalidades, os interessados devem ser residentes em São José dos Campos, que se submetem a avaliações por meio de seletivas ou avaliação técnica.
Base forte
A força do esporte joseense de base pode ser comprovada pelas conquistas alcançadas nos últimos anos.
Nos Jogos Abertos da Juventude, por exemplo, que reúne jovens talentos do esporte com idade máxima de 18 anos completos, São José dos Campos alcançou neste ano a maior pontuação entre os 167 municípios que participaram da 39ª edição em Araçatuba.
A liderança se repetiu nas três últimas edições (Marília-2019, Presidente Prudente-2022 e Tatuí-2023 – em 2020 e 2021 a competição foi suspensa devido a pandemia de covid-19), o que mostra a excelência no trabalho de revelação de jovens talentos esportivos.
O Atleta Cidadão também é um grande celeiro de craques e referência para quem sonha um dia se tornar um atleta profissional. Ao atingirem a idade máxima de permanência no programa, 20 anos, grande parte dos atletas ascendem às equipes de alto rendimento da própria cidade, dando sequência a uma carreira esportiva profissional.
Vários atletas revelados pelo programa também despontam em clubes do Brasil e até do exterior, não só no futebol masculino e feminino, como também no vôlei, no basquete, entre outras modalidades.
Raio-X do Atleta Cidadão
22 modalidades
114 equipes de diferentes categorias, entre masculinas e femininas
Modalidades
Feminino e masculino
Atletismo, Basquete, Boxe, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Natação PCD, Rugby, Taekwondo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia, Wrestling e Xadrez
Somente feminino
Ginástica Rítmica
Somente masculino
Hóquei de Quadra
Ingresso
Exclusivo para moradores de São José dos Campos de 8 a 20 anos
Por meio de seletivas realizadas ao logo do ano e avaliações técnicas previamente divulgadas.
Ator Ney Latorraca, morre aos 80 anos, no Rio de Janeiro
Foram mais de 50 anos na TV, teatro e cinema
Veículo bate em mureta no Km 102 da Via Dutra, nesta quinta (26)
CCR RioSP orienta motoristas ao trafegar na chuva
Novo prefeito de Taubaté terá orçamento de R$ 2,5 bilhões para 2025
Secretaria de Educação terá a maior fatia
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.