A lista de projetos esportivos aprovados para a captação de recursos por meio da Lei de Incentivo Fiscal do Esporte (LIF) para 2025 foi publicada pela Prefeitura de São José dos Campos.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
No total, 225 projetos esportivos foram aprovados, 19 a mais comparado ao ano passado (206), um aumento de 9,2%. Esses números é um novo recorde para a cidade.
Este é o maior número de projetos aprovados desde a promulgação da nova lei, em 2018. Ano após ano, a LIF está em crescente na oferta de incentivo para o setor esportivo.
O valor orçamentário previsto para captação de recursos destinados ao esporte por meio da LIF em 2025 é de R$ 14.589.400,00. Neste ano, o valor foi de R$ 13.260.620,00, um aumento de 11% de um ano para outro.
Entre os projetos aprovados, 128 contemplam atletas individuais, 25 equipes de rendimento, 24 equipes do programa Atleta Cidadão, 16 atletas individuais para paradesporto, 10 equipes de paradesporto e 22 projetos sociodesportivos.
Captação
De acordo com o edital, os responsáveis pelos projetos já pode retirar as cartas de deliberação que permitem iniciar o processo de captação dos recursos junto à iniciativa privada. O prazo para envio da documentação relativa à captação é até 15 de janeiro de 2025.
As cartas podem ser solicitadas por e-mail (lif.seqv@sjc.sp.gov.br) ou retiradas presencialmente no Departamento de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida fica no Centro da Juventude, Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jd. América.
Benefícios da LIF
A lei complementar 608/2018 permite que o incentivador possa destinar 100% do seu IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou ISS (Imposto Sobre Serviços).
Essas empresas –ou pessoas físicas– incentivadoras devem entrar com uma contrapartida no valor de 20% do imposto destinado ao projeto. A lei também permite que a contrapartida seja paga por até quatro terceiros do incentivador principal.
Além disso, o incentivo ao esporte passou a contar com 5% do orçamento anual da LIF como isenção para projetos de paradesporto. E passou a ser permitida isenção para entidades com projetos que tenham tido incentivo estadual ou federal no ano anterior, no máximo de 50% do incentivo executado.
A lei também acolhe projetos sociodesportivos na área do esporte que, desde que vinculados a uma entidade legalmente constituída, podem contar com verba para despesas de custeio.
Primeira frente fria de 2025 ocorre neste fim de semana
Cidades da RMVale serão afetadas
Moradores do Litoral Norte relatam falta de água
Bairros de Caraguá, Ubatuba e São Sebastião foram afetados desde o último domingo (29)
Bares e restaurantes estão otimistas com feriados nacionais em 2025
Calendário é mais favorável no ponto de vista do turismo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.