Esporte

Seleção brasileira de Rugby começa preparação para Copa do Mundo

Equipe conta com 4 atletas da RMVale

Escrito por Meon

25 NOV 2024 - 11H53

Divulgação

Enquanto a seleção brasileira feminina de rugby sevens embarca para Dubai (Emirados Árabes Unidos) para iniciar a temporada do Circuito Mundial, as Yaras que disputarão a Copa do Mundo de Rugby XV em 2025 viajam para a Holanda, onde disputam dois amistosos preparatórios contra a seleção local, nos dias 28 de novembro e 4 de dezembro, visando a principal competição da modalidade.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Dentre as 29 atletas convocadas pelo treinador uruguaio Emiliano Caffera, as grandes novidades são quatro jogadoras que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016: Isadora Cerullo, a Izzy, Luiza Campos, Edna Santini e Haline Scatrut.

“Estou muito feliz com a oportunidade de retornar à seleção, reencontrar companheiras e conhecer novas atletas. Foram três anos afastada, num período de maternidade, e agora volto bastante empolgada. Minha rede de apoio me ajudou muito e agora pude voltar a jogar, tendo total confiança da comissão técnica. Estou muito emocionada, são vários sentimentos misturados, mas vamos com tudo representar o rugby brasileiro da melhor forma”, conta Haline, que vive atualmente na Espanha.

Já Izzy Cerullo mora atualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos, e trabalhou nos últimos dois anos na área comercial do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2028. Mas a paixão pelo rugby falou mais alto e, recentemente, a atleta decidiu realizar um novo sonho: defender as Yaras na estreia do Brasil em Copas do Mundo de Rugby.

Outros destaques da convocação são as presenças de Luiza Campos, capitã das Yaras em Paris 2024, que deixa temporariamente a seleção de sevens; Taís Prioste, que atua na liga francesa, uma das mais competitivas do planeta; e Larissa Henwood, que tem passagem pelo campeonato neozelandês e joga no Japão. Além delas, estão no exterior: Fran Barros (Portugal), Letícia Medeiros (Austrália) e Magá Graf (Austrália).

O treinador Emiliano Caffera tem três participações em Copas do Mundo masculinas no currículo: uma como atleta do Uruguai (2003) e duas como assistente técnico (2015 e 2023), sendo a última pela seleção chilena. O treinador espera que o grupo apresente evolução nestes dois confrontos na Europa.

“Serão dois duelos muito bons, o que nos permitirá analisar as atletas que atuam no exterior. Estamos em ritmo de preparação para a Copa do Mundo e é importante para nós voltar à Holanda após muito tempo”, diz.

A única vez que a seleção brasileira esteve na Holanda foi em 2008, justamente no primeiro jogo oficial da história das Yaras. Na ocasião, o Brasil foi derrotado por 10 a 0. Logo depois, o projeto da seleção feminina foi descontinuado e só foi reestruturado em 2019, com a Confederação Brasileira de Rugby desenvolvendo um plano voltado à classificação para a Copa do Mundo. De lá para cá, a entidade criou ligas nacionais nas categorias adulta e juvenil; investiu em projetos de fomento às categorias de base, caso do Nina, que empodera meninas a iniciarem na modalidade; e na montagem de uma comissão técnica experiente.

Confira abaixo a convocação das Yaras para os amistosos na Holanda:

Samara Vergara – Pasteur (SP)

Patrícia Oliveira – Melina (MT)

Júlia Leni – Curitiba (PR)

Isabela Gomes – São José (SP)

Pamela Santos – Charrua (RS)

Giovana Pires – Jacareí (SP)

Eshyllen Coimbra – El-Shaddai (RJ)

Dayana Dakar – Niterói (RJ)

Letícia Ferreira – Melina (MT)

Amanda Renata Welter – Curitiba (PR)

Íris Coluna – Poli (SP)

Mariana Moreira – Jacareí (SP)

Aline Mayumi – Pasteur (SP)

Luiza Campos – Charrua (RS)

Fernanda Tenório – El-Shaddai (RJ)

Letícia Martins – Poli (SP)

Cláudia Vitória – Melina (MT)

Fernanda Godói – São José (SP)

Carolyne Pereira – Delta (PI) | GRUA (AM)

Natália Rosa – Pasteur (SP)

Lohana Valente – Delta (PI) | GRUA (AM)

Maga Graf – Sunshine Coast Stingrays | Queensland Country Orchids (Austrália)

Franciele Barros – Sporting (Portugal)

Taís Prioste – Bobigny (França)

Letícia Medeiros – Bond University (Austrália)

Larissa Henwood – Pukekohe (Nova Zelândia)

Haline Scatrut – Shamrock (Espanha)

Edna Santini – São Miguel (Portugal)

Izzy Cerullo – Santa Monica (EUA)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.