No jogo em que precisava cortar uma sequência de cinco partidas sem vitória para voltar à zona de classificação do Paulista da Série A-2, o Taubaté perdeu e casa para a Portuguesa, por 3 a 0. Restando cinco rodadas para tentar uma das oito vagas, o time desceu da nona para a 11ª colocação.
Programada para as 17h deste domingo, a partida foi atrasada em 30 minutos para que funcionários do Taubaté pudessem aliviar a carga de água sobre o gramado do Joaquinzão. As chuvas que começaram a cair no sábado encharcaram o campo e atrapalharam as duas equipes. O jogo ficou por conta da vontade e a imposição dos jogadores.
Como a Portuguesa precisava da primeira vitória no campeonato para sair da zona de rebaixamento, os dois times buscaram o jogo ofensivo desde os movimentos iniciais. Aos 8 minutos, em uma falta pela meia direita, Paulinho chutou forte e goleiro taubateano Rafael Roballo ainda tocou na bola que bateu forte na trave esquerda. A resposta do Taubaté veio aos 13, com um voleio de Márcio Passos, da entrada da área, que desviou no zagueiro Henrique e saiu raspando a trave direita.
Aos 24, o estreante técnico Vica foi obrigado a utilizar a primeira substituição da Portuguesa, saindo o contundido lateral-direito Hudson e entrando o zagueiro Gustavo.
Dois minutos depois, aos 26, um contra-ataque da Portuguesa abriu o placar. A bola foi esticada pela meia esquerda e Anderson Cavalo, arriscando da intermédiária, mandou uma chute de primeira e acertou o ângulo direito.
Em um campo que dificultava a troca de passes, a melhor das tentativas de empate do Taubaté surgiu com bola parada. Aos 39, Caio Mancha alcançou um escanteio da esquerda, cabeceou para baixo e o goleiro Dida defendeu no canto esquerdo.
Com mudanças
No intervalo, o técnico taubateano Marcelo Martelotte fez uma substituição no ataque, entrando Eduardo por Juninho. Depois, com 14 minutos de segundo tempo, trocou o lateral-direito Lima pelo atacante Jeffinho, mas os reforços ofensivos não firam suficientes.
O Taubaté não encontrou o caminho do empate e a Portuguesa ficou em situação ainda mais favorável, aos 28 minutos, ampliando para 2 a 0. Fernandinho levantou da esquerda, o goleiro Roballo socou para a entrada da área e Paulinho, pegando de primeira, mandou no ângulo direito.
Fortalecida e confiante, a Portuguesa soube valorizar a vantagem e ainda comemorou um terceiro gol. João Gurgel substituiu Gerley aos 44 e dois minutos depois, aproveitou um passe aprofundado de Fernadinho. Invadindo a área pela meia esquerda, chutou e um desvio em Ferron acabou encobrindo o goleiro.
Na sequência do campeonato, a próxima partida do Taubaté será no sábado, dia 9, às 15h e como visitante do Votuporanguense. Uma mudança de técnico poderá ocorrer antes, pois nas estrevistas após o jogo, Marcelo Martelotte colocou o cargo à disposição, admitindo que uma troca de comando poderia reanimar a equipe. “Vamos conversar e ver o que seria o melhor para o clube”, disse o treinador.
Os times
O Taubaté, do técnico Marcelo Martelotte, atuou com: Rafael Roballo; Lima (Jeffinho 14´/2º), Cesinha, Ferron e Lima; Moradei, Márcio Passos e Ricardinho (Erik 29´/2º); Juninho (Eduardo – intervalo), Caio Mancha e Elias.
A Portuguesa, do estreante técnico Vica, atuou com: Dida; Hudson (Gustavo 24´/2º), Motta, Guilherme Garutti e Cesinha (Patrick 31´/2º); Jonatas Paulista, Paulinho, Gerley (João Gurgel 44´/2º) e Luizinho; Anderson Carvalho e Fernadinho.
A equipe de arbitragem contou com: Thiago Luis Scarascati (árbitro), Herman Brumel Vani (assistente 1), Paulo de Souza Amaral (assistente 2), Flávio Roberto Mineiro Ribeiro (quarto árbitro) e Marco Antonio Gonzaga da Silva (analista de campo).
Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), Caio Mancha vendo um jogador da Portuguesa cortar uma descida taubateana.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.