Uma noite para celebrar o esporte joseense. A cerimônia de premiação da tradicional Medalha de Honra ao Mérito Esportivo José Friggi, que neste ano chegou a sua 41ª edição, homenageou na noite desta terça-feira (3) mais de 50 atletas e pessoas ligadas ao esporte que se destacaram na temporada 2024.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o evento aconteceu no auditório do Centro da Juventude e teve como ponto alto a homenagem especial à família de José Edvar Simões, um ícone do esporte joseense.
Edvar é um dos grandes nomes do basquete brasileiro. Começou sua carreira como jogador no Tênis Clube São José, foi campeão da Taça Brasil de 1965 e defendeu a seleção brasileira, conquistando a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio de 1964 e a de prata no Mundial de 1970 na Iugoslávia.
Como técnico, teve uma trajetória ainda mais vitoriosa: venceu 5 vezes a Taça Brasil, uma delas com o São José, conquistou 2 campeonatos paulistas consecutivos com o time joseense (1980 e 1981), 2 Sul-Americanos e comandou a seleção brasileira em 7 oportunidades.
“É uma satisfação e alegria encontrar tantos amigos do esporte aqui. Me sinto gratificado pela homenagem”, disse Edvar, lembrando que na primeira edição da Medalha José Friggi, há mais de 40 anos, ele era o coordenador de esportes da Prefeitura que ajudou a conceder a honraria incentivado pela família Friggi.
Edvar também lembrou da época em que o basquete começou a ser praticado nas escolas de São José dos Campos, na década de 50, e o legado deixado por professores e atletas.
“A sequência vem de baixo, tudo começou na escola, no João Cursino, com o professor Marson em 1952, 1953. De lá foi para o Tênis Clube, que abriu as portas 5 anos depois da sua fundação. Aquele trabalho começou na escola e foi para o clube e em 10 anos deu 2 medalhas para o basquete brasileiro”, destacou.
O evento contou com a presença de José Walter Friggi, o Zezinho Friggi, de 84 anos, embaixador da premiação. Filho de José Friggi, que cede o nome à honraria, Zezinho foi um jogador de destaque do futsal joseense nos anos 60. Na festa desta terça-feira, ele entregou os diplomas de Honra ao Mérito concedidos aos destaques da história esportiva de São José dos Campos.
Além da homenagem especial à família de Edvar Simões e da entrega dos diplomas, o evento homenageou 25 esportistas na categoria Medalha Mérito Esportivo, concedida a atletas e paratletas vinculados ao programa Atleta Cidadão e Alto Rendimento, destaques em competições para idosos e da imprensa esportiva joseense.
Houve também uma homenagem póstuma aos esportistas que faleceram no ano de 2024.
São José ganha mais uma pista para ciclistas
A pista com 1,5 km de terra batida fica no bairro Urbanova
SP se prepara para chuvas com novos radares
Ação também conta com novo sistema de alerta
Embraer assina contrato com o Exército Brasileiro
Acordo é para uma unidade do radar SABER M200 Vigilante
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.