Cultura

SJC: Museu do Folclore participa do Encontro Paulista de Museus

Objetivo é apresentar o documento que consolida a Política Estadual de Museus

Escrito por Meon

12 FEV 2025 - 14H30

Divulgação

Realizado a cada dois anos, o Encontro Paulista de Museus chega à sua 13ª edição a partir desta quarta-feira (12). A programação se estenderá até sexta-feira (14) e contará com a presença de duas representantes do Museu do Folclore de São José dos Campos, a gestora Camila Inês e a museóloga Maria Boujadi.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Mariana, inclusive, será mediadora do Painel 2 do encontro, nesta quarta-feira (12), as 14h. O tema Preservação do Patrimônio Cultural e Museológico será debatido pelos convidados Vera Cardim (Museu das Favelas) e Eurípedes Júnior (Museu das Imagens do Inconsciente).

Um dos objetivos do encontro é apresentar aos participantes o documento que consolida a PEM (Política Estadual de Museus), além de debater outras ações. A realização é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Sisem (Sistema Estadual de Museus).

A PEM-SP foi elaborada de forma participativa entre 2023 e 2024. Ela é um compromisso compartilhado de enfrentamento de desafios comuns, sendo a primeira etapa para a criação de um planejamento estratégico e coordenado para o campo museal em São Paulo.

O Museu do Folclore, como sede da 7ª Região do Sisem, recebeu em agosto de 2023, um dos 7 encontros de mobilização e consulta pública da Política Estadual de Museus, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento dos museus no estado de São Paulo.

Importância

“Poder participar deste encontro é muito importante, pois além de ratificar nossa contribuição às discussões da política estadual de museus, teremos oportunidade de aumentar o intercâmbio com especialistas e representantes de outros museus do estado”, ressalta Camila Inês.

Para Mariana Boujadi, a sua presença como mediadora demonstra que o Sisem reconhece e valoriza o trabalho realizado pelo Museu do Folclore. “Isto fortalece ainda mais a nossa conexão com a instituição e incentiva trocas fundamentais para a preservação do patrimônio cultural e museológico”, destaca.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.