Inaugurada no início do mês, no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo), a exposição temporária “Bandeiras, violas e figureiras: a natividade no Vale do Paraíba”, prossegue aberta para visitação do público até o dia 12 de janeiro.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações, no item visite o MAS. No site do Museu do Folclore, no item Exposições, também é possível conhecer, por meio de fotos, um pouco da exposição.
Parceria inédita
A exposição é resultado de uma parceria inédita com o Museu do Folclore de São José dos Campos, por meio do programa Conexão Museus, do Sisem (Sistema Estadual de Museus). Ela aborda a ressonância ainda viva nas tradições das festividades natalinas no interior paulista.
Integram a mostra 12 presépios (de diferentes tipos e autorias), 1 máscara e 1 traje de Marungo (palhaço), pertencentes ao acervo do Museu do Folclore; além de 12 fotos de diferentes Folias de Reis da região do Vale do Paraíba, de autoria do fotógrafo Paulo Amaral, de São José dos Campos.
De épocas diferentes (1980 a 2010), os presépios foram criados pelas figureiras Maria Cândida Santos, Eugênia da Silva, Maria Benedita Vieira (Mudinha), Ismênia Aparecida dos Santos, Edith Alves dos Santos, Maria Luiza Santos Vieira, Maria Benedita Santos (Dona Lili); e os figureiros Vagner da Silva, Luiz Paulo Ragazini e Reinaldo da Silva.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo)
Av. Tiradentes, 676 – Luz
(Entrada pelo estacionamento na Rua Jorge Miranda, 43)
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
Amazon oferece comprar operação do TikTok nos EUA
A gigante do varejo fez uma proposta para assumir a operação do aplicativo chinês
SJC: Vereador Thomaz Henrique propõe projetos para proteger crianças autistas
Parlamentar sugere iniciativas para aumentar segurança e apoio
Trump estabelece tarifas de 10% sobre produtos do Brasil
Na China o aumento foi de 34%
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.