Cultura

SESC SJC recebe Samba de Roda Nega Duda

Apresentação acontece nessa sexta feira (02/09)

Escrito por Meon

31 AGO 2022 - 11H48 (Atualizada em 31 AGO 2022 - 12H03)

Aline Capobianco

A lavagem com flores e perfumes do Samba de Roda Nega Duda é uma representação do fluir da energia da natureza, uma forma simbólica de purificar os elementos e deixar fluir o que de melhor a natureza pode nos proporcionar.

A principal intenção é a proteção contra as energias negativas que circulam pelos ambientes, a purificação dos sentimentos e estimulação do perdão. Uma forma singela, bonita e lúdica de acionar o que de melhor podemos transmitir para o outro.

Mais sobre Nega Duda:

Vinda de uma cidade com 33.183 habitantes localizada na região do Recôncavo Baiano, São Francisco do Conde, deu ao mundo a voz e a força de Ducineia Cardoso, a Nega Duda. Nascida em 13 de maio de 1968, foi na beira do rio, lavando roupa que Nega ouviu e aprendeu as primeiras canções, os primeiros sambas.

“Sambadeira eu sempre fui”, diz, ao ser perguntada o que a faz ser uma sambadeira. Com olhos marejados, explica: “Sambadeira samba porque samba, samba por amor. O samba muitas vezes é o jeito que a mulher da minha terra encontrou para passear, sair de casa, se expressar, dançar e cantar. Muitas vezes, essa mulher vive um dia a dia de violência, de dor, de muito trabalho, marido alcoólatra… e o samba é um lugar onde ela pode ser diferente e a possibilidadede conhecer outros lugares, pessoas”.

Filha mais velha entre seis irmãos, Nega é mãe de Jackson Cardoso (30) e Jackeline Cardoso (29). Há mais de doze anos em São Paulo, hoje Nega reside na Cidade Tiradentes, bairro da periferia na zona leste de São Paulo.“Em São Francisco do Conde eu era apenas Nega. O Duda nasceu em São Paulo, eu sempre fui Nega. Nunca tive essa pretensão. ai eu venho para cá e me transformo nisso que eu sou hoje”.

Serviço:
Samba de Roda Nega Duda
Onde: SESC SJCampos - Av. Dr. Adhemar de Barros, 999 - Jardim Sao Dimas
Quando: 02 de Setembro - 19:30h
Solário. Entrada Franca
Classificação Livre
Vagas limitadas 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.