Cultura

Filme sobre o jornalista e pesquisador João Rural será lançado em Paraibuna

Produção teve recursos da Lei Paulo Gustavo

Escrito por Meon

16 JUL 2024 - 17H12 (Atualizada em 16 JUL 2024 - 17H42)

Divulgação

Acontece nesta quinta-feira (18), o lançamento do documentário “Retratos João Rural”, dirigido pelo cineasta sérvio Zoran Djordjevic, com roteiro de Diogo Gomes dos Santos, ambos premiados em Cannes, em 2022, com o curta “Muros da Vida” e neste ano com o longa "Marcos-Força de vontade".

+ Leia mais notícias de Cultura

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A pré-estreia do filme, financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, será às 20h, no Teatro Oficina Ana Zito, localizado ao lado da Bica D’Agua, no centro de Paraibuna. Com produção da Rio Acima Produções, a obra tem direção musical de Eduardo Rennó (Grupo Rio Acima)

O filme, que inicialmente seria um curta metragem, acabou se tornando um longa, pela abundância de material de qualidade, realizado por Djordjevic, somado às imagens de arquivo do acervo do Instituto Chão Caipira.

O roteiro conta a trajetória do jornalista e pesquisador João Evangelista de Faria, mais conhecido como João Rural, considerado um guardião da cultura do Vale do Paraíba por ter registrado em 40 e poucos anos de trabalho, mais de 70 mil imagens em fotos e vídeos, além de jornais, revistas e livros sobre pessoas, relatos, paisagens do rio Paraíba do Sul, da nascente à foz, e muito mais da cena valeparaibana.

A história do personagem-título do filme é contada por meio de depoimentos de amigos e pessoas que conviveram com ele, realçando sua obra e atuação dentro dos limites de Paraibuna, onde se tornou uma figura icônica para muitas gerações com seu trabalho de resgate histórico, valorização de pessoas e cultura local, ou para além dessas fronteiras, pois na busca de informações sobre o universo caipira, João Rural desbravou praticamente todos os recantos do Vale do Paraíba.

O diretor Zoran Djordjevic, no entanto, não deixou de criar um clima para além do realismo e dos depoimentos carregados de emoção e de boas histórias de convivência dos amigos e da cidade com a figura de João Rural, incluindo o resgate do seu velho e conhecido fusca, com o qual percorria a região. João faleceu em junho de 2015, aos 64 anos e no filme seu personagem é vivido pelo paraibunense Tião do Berrante.

Em alguns momentos e algumas sequências, Djordjevic coloca o personagem de uma forma transcendental, aparecendo em algumas cenas e locais, observando o que está acontecendo sem que as pessoas percebam sua presença. “A ideia do filme é exatamente isso, ou seja, João Rural está vivo e presente, como uma alma caipira, protetor da cultura do seu povo”, afirma o cineasta, que é formado pela Escola Nacional de Cinema da Tchecoslováquia.

SERVIÇO

Lançamento do documentário “Retratos João Rural”

Data: 18 de julho – Horário: 20 horas

Local: Teatro Oficina Ana Zito (ao lado da Bica D’Agua – Centro - Paraibuna)





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.