Sociedade "aprendente"
Na sociedade contemporânea, passamos por diversas mudanças e transformações. Todos os dias somos invadidos por novas informações e novas maneiras de absorver e aprender, na qual um "saber" construído durante anos nos moldes educacionais tradicionais, não é mais aceito.
O que é valorizado agora, são as experiências de aprendizagem que o indivíduo possui. As relações entre escola e sociedade são pautadas por necessidades produtivas. Sendo assim, podemos denominar essa sociedade atual como "aprendente". E nela, a escola torna-se ainda mais relevante ao propiciar oportunidades para que o aluno desenvolva a capacidade de construir seu próprio conhecimento e transformar a realidade do mundo que o cerca.
Já que o "psicopedagogo" é o profissional que estuda como as pessoas constroem o conhecimento, esse profissional será o mediador entre os novos elementos sociais e a capacidade do indivíduo em articular e digerir isso, buscando o equilíbrio necessário para ser ativo e atuante no mundo.
Esse indivíduo é concebido então, como um ser humano globalizado. Na atualidade, esse homem sabe onde encontrar as informações que necessita e escolhe como aplicá-las ao que lhe interessa.
Então, esse homem do século XXI é um "aprendente" - experiência e conhecimento caminhando juntos com a atualização, através de empenho e constante dedicação.
Se pedagogo é aquele que conduz, a função do psicopedagogo será a de suporte, indicando os caminhos possíveis para serem trilhados pelo indivíduo, para renovar-se constantemente e promover mudanças no ambiente.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.