A Revista Pediatric Research publicou um estudo que aponta que as crianças que têm convívio com animais de estimação apresentaram 30% menos chances de se comportarem mal ou terem problemas de relacionamento com os amigos.
Além disso, as crianças aprendem mais rapidamente noções de responsabilidade, cuidado com outro ser vivo, empatia e atenção com o próximo. Por isso a importância de incluir as crianças no dia a dia do animal, atribuindo algumas tarefas a elas.
E não é só isso! A Universidade de São Paulo (USP) encomendou uma pesquisa e reuniu uma série de estudos que confirmam a contribuição à saúde das pessoas proporcionada pelo convívio com os animais de estimação.
Um trabalho identificou vários benefícios aos bebês que convivem com cães, já que certas proteínas que desempenham papel na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam significativamente em bebês de um ano de idade quando expostos a um cão. Segundo a pesquisadora Carine Savalli Redígolo, este trabalho mostra que o convívio possibilita que bebês fiquem menos suscetíveis às alergias e dermatites tópicas.
Também foi observada a redução de rinites alérgicas aos 4 anos de idade e aos 6 e 7 anos, devido à redução da imunoglubina E, um anticorpo que quando em altas concentrações sugere um processo alérgico.
Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona.
Esses são mais alguns dos motivos que nos levam a crer que ter um animal é tudo de bom!
O meu mundo é pet... e o seu ?
Meu Mundo Pet
Ana Laura Costa -
Apaixonada por pets
Taubateana
Jornalista
Entre em contato comigo! Instagram: @analauracostajornalista
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Meu Mundo Pet
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.