27/10/2023

A história de Fox pode abrir um precedente em defesa dos animais 


Fox, o cão da raça Spitz Alemão que perdeu o focinho após ser atacado por um Bull Terrier em São José dos Campos, morreu nesta quarta-feira.

O ataque – brutal – foi uma retaliação. De acordo com relatos da família de Fox, o cão Bull Terrier foi instigado pelo tutor para atacar o animal, que estava na garagem de casa. Segundo informações, o homem se irritava com os latidos de Fox.

Mas essa história pode abrir um precedente muito importante para a defesa da causa animal. A família de Fox abriu uma conta no Instagram (fox.guerreiro) para compartilhar a luta do cãozinho, e acabou gerando uma comoção geral.

Uma proposta de alteração da Lei 9.605/98, que prevê sanções em caso de maus tratos contra animais, deve chegar à Câmara dos Deputados. Essa proposta visa aumentar a pena de quem utilizar animais como ameaça ou arma contra pessoas e outros animais.

Além disso, o uso da focinheira deverá ser obrigatório para algumas raças e impor proibição de posse desses animais por pessoas que sejam condenadas pela Lei Maria da Penha.

A Lei 9.605 já prevê aumento de pena em caso de maus tratos contra animais domésticos. Essa mudança foi instituída em 2020, por meio da lei nº 14.064. Isso significa que nova mudança pode ser mais um avanço e ampliar a proteção dos nossos animais.

Apesar do triste desfecho, Fox pode se tornar uma referência. A luta da família tem inspirado muitas pessoas e até mesmo celebridades – isso pode ampliar o alcance do debate e reforçar um desejo da comunidade de aumentar a punição em casos como este.

Desejamos que essa história nunca se repita. Mas, infelizmente, sabemos que ainda existem pessoas como este tutor que causou essa tragédia. Nenhum cão deve estar sob a guarda deste homem. Um animal jamais deve ser usado como arma e instrumento de ódio e raiva.

À família de Fox, a equipe do Portal Meon presta toda solidariedade. Esteja ele onde estiver, não há mais dor e sofrimento.

Você pode apoiar esta iniciativa por meio do abaixo assinado disponível no Instagram de Fox.

O meu mundo é pet... e o seu ? 


Meu Mundo Pet

Ana Laura Costa - 

Apaixonada por pets

Taubateana

Jornalista

Entre em contato comigo! Instagram: @analauracostajornalista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Meu Mundo Pet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.