Estamos iniciando, hoje, um dos meses mais importantes para a causa animal. Dezembro Verde foi o período escolhido para a conscientização e combate aos maus tratos e abandono de animais.
Mas você pode me dizer: “Ah, mas nós falamos sobre isso o ano inteiro, não somente em dezembro.” Sim, eu concordo. Não somente falamos, mas também agimos durante os 12 meses. A data é importante para que possamos promover eventos, atividades e ações para ampliar, ainda mais, o debate sobre o tema principal.
Dezembro foi o mês escolhido para a conscientização em prol dos animais, porque este é o período do ano em que as taxas de abandono mais crescem. Acredita-se que a razão sejam as festas de final de ano, férias e viagens das famílias. Sem dinheiro para manter o animal em uma creche ou hotel e sem abrir mão do lazer, muitos acabam colocando os animais na rua. É uma triste e infeliz realidade.
O abandono de animais é crime, já que é configurado como maus tratos. Previsto no art. 32 da Lei Federal 9605/98, tem pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal, quando se tratar de cão ou gato.
Por isso, quem testemunhar algum crime contra animais, pode (e deve) realizar a denúncia para os órgãos responsáveis, como Polícia Militar (190); Ministério Público (www.mpf.mp.br/servicos/sac); Ibama, em caso de animais silvestres ou exóticos (0800 61 8080 ou www.ibama.gov.br/denuncias) ou Disque Denúncia (181).
É importante que possamos falar mais sobre este assunto, trazer o tema para discussão da sociedade, realizar atividades de conscientização com a população, elucidar dúvidas e criar soluções efetivas para a resolução dos problemas enfrentados.
Os animais ainda são a principal vítima, sofrem com os perigos das ruas, passam fome, ficam doentes e acabam morrendo sem assistência.
Não se cale! Passe essa informação adiante: converse com seus amigos, familiares e vizinhos. Vamos juntos ampliar essa discussão e diminuir estatísticas tão alarmantes.
O meu mundo é pet... e o seu ?
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Meu Mundo Pet
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.