12/04/2024

Laserterapia em feridas – um tratamento inovador!


Um pontinho de luz é capaz de acelerar todo um processo de cicatrização.

Um método indolor que a medicina veterinária, há anos, vem trazendo para o cuidado de seu pet. Um tratamento que proporciona diversos benefícios a cães e gatos, promovendo analgesia e rápida aceleração na recuperação de seu animal.

Utilizamos a laserterapia em cicatrização pois ela melhora a circulação sanguínea e a multiplicação de células, acelerando o processo de cura de seu animal. Sabemos que quando os ferimentos ocorrem, sejam por cortes profundos ou mesmo superficiais, tudo o que mais queremos é que a lesão feche logo e que a ferida sare o quanto antes!

A laserterapia pode auxiliar o tratamento além de poder ser conciliada com outros métodos avançados da medicina integrativa como o óleo de girassol ozonizado, cremes cicatrizantes, ozônioterapia e muitos outros que contruibuem para a cura de seu pet.

Mas Dra Dani, tem alguma contra indicação à laserterapia? Sim e não.

Tem situações em que temos que estabilizar o paciente, como por exemplo em casos de hemorragia, pois como o laser atua na viscosidade do sangue, aumentando sua fluidez, não se utiliza a laserterapia.

Porém, uma vez que o animal esteja estabilizado e a hemorragia contida, é recomendado a laserterapia.

Já em casos oncológicos não se recomenda que seja feito o laser no local da lesão, uma vez que há multiplicação de células o que pode estimular o tumor. Entretanto, em pacientes oncológicos, o laser pode sim ser feito a distância sem problema algum.

Em todas as lesões e feridas podemos utilizar a laserterapia, uma vez que ela não interfere no protocolo veterinário no qual o seu animal esta recebendo no tratamento.

Trata-se de uma amplificação da luz por meio de radiação. É um tratamento de irradiação eletromagnética da luz com tecidos biológicos. Um pontinho de luz de alta intensidade, que ao contato com a pele estimula o desenvolvimento de elastina e de fibroblastos que são responsáveis pela formação de colágeno, uma proteína importante no processo de cicatrização e reparação de feridas.

Podemos fazer em feridas abertas, contaminadas, queimaduras, cortes, lacerações, até mesmo em casos dermatológicos pode-se utilizar o tratamento.

Lembrando sempre que para iniciar o tratamento com laserterapia, ou qualquer outro tratamento integrativo, é fundamental o correto diagnóstico da lesão pelo médico veterinário, pois temos protocolos a seguir para ser efetivo o tratamento.

Me conta se seu pet está com uma ferida que não cura e você já não sabe mais o que fazer. Neste caso, marque uma consulta e vamos tratá-lo com todo amor e carinho que ele merece.

Mas se você conhece algum animalzinho passando por esses problemas, encaminhe esse post para o tutor dele ❤🐾

Me acompanhe para ter mais dicas pet!

Daniella Santucci -

Meu Mundo Pet

Entre em contato comigo! Instagram: @dradanisantucci


Dra. Daniella Santucci - CRMV 53399/SP

Bacharel em Direito, Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) e apaixonada por pets. Trabalha com clínica geral de pequenos animais e medicina veterinária integrativa. Especializada pelo Instituto Bioethicus na área de medicina veterinária integrativa, nos cursos de laserterapia veterinária, eletroacupuntura, reabilitação integrativa em pets, termografia aplicada. Habilitada pelo Dr. Msc.Esp Jean Joaquin no curso de ozonioterapia Eccovet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Meu Mundo Pet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.