Linguagem corporal dos animais
Os animais de estimação se comunicam de diferentes maneiras com os humanos. Uma das principais formas é a linguagem corporal dos pets.
Saber se o animal está se sentindo inseguro, com medo e assustado ou se ele está feliz, animado e brincalhão, pode evitar diversas situações que desencadeiam em graves problemas.
Não é incomum lermos notícias que animais de estimação – que não apresentavam sinais de agressividade – atacaram seus donos. E, nessa situação, fica a dúvida: o que levou o animal a reagir dessa forma? Será que um ataque poderia ser evitado? Se você conhecer bem a personalidade e comportamento do seu animal, talvez a resposta possa ser positiva.
Com o decorrer de mais de 15 mil anos de domesticação, houve uma evolução muito grande no comportamento dos pets, principalmente no que diz respeito a eles compreenderem a nossa linguagem corporal, facial e até mesmo o tom da nossa voz.
Os pets, por sua vez, utilizam a linguagem corporal para manter o equilíbrio e domínio da matilha, para alertar perigos ou mesmo para demonstrar afeto e confiança.
O animal enxerga os seres humanos como membros da matilha e podem se expressar de maneira similar ao que eles fariam com outros animais. Isso explica, por exemplo, quando um animal ataca ao se sentir ameaçado. Ele agiria da mesma forma se estivesse com outros seres da mesma espécie: se ele estiver acuado, seu instinto natural será atacar para se proteger.
Ao balançar o rabo, o animal pode estar expressando felicidade e contentamento. Porém se apenas a ponta da cauda estiver balançando, pode representar desconfiança e receio.
Rabo encolhido, orelhas e postura para baixo podem representar medo e ansiedade. Corpo projetado para frente, orelhas para cima e rabo para cima pode indicar estado de alerta e possível ameaça.
As possibilidades são infinitas e quanto mais você conhecer a linguagem do seu animal de estimação, melhor vocês irão se relacionar. Isso aumenta a confiança mútua e promove mais qualidade de vida, através de uma convivência calcada no respeito e sem violência.
Quer saber mais sobre a linguagem corporal dos animais? Entre em contato conosco!
O meu mundo é pet... e o seu ?
Meu Mundo Pet
Ana Laura Costa
Apaixonada por pets
Taubateana
Jornalista
Entre em contato comigo! Instagram: @analauracostajornalista
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.