Importância dos passeios
Todo cãozinho deve ter uma rotina saudável de passeios. Isso não é segredo pra ninguém, certo?
Vamos falar sobre os benefícios dos passeios diários e de que forma você, como tutor, aumenta sua conexão com seu pet durante os passeios.
O primeiro benefício que podemos citar é, certamente, a prática de um exercício físico. Diferente dos seres humanos, os pets não fazem academia ou praticam esportes. Por isso, os passeios são a melhor forma de colocar o pet para se exercitar. O ritmo e a frequência devem ser determinadas de acordo com as características do animal. Cães mais agitados podem precisar de até 2 passeios por dia. Já os pets mais calmos se satisfazem com uma única saída.
Os cães são direcionados pelo olfato. Ao sair para passear, ele poderá estimular este importante sentido. Por isso, o tutor deve permitir que o animal pare para cheirar os lugares. Você pode não estar enxergando, mas certamente seu pet sabe por onde passaram outros animais e cheiros curiosos!
Gastar energia e controlar o peso é outro fator fundamental. Estar confinado entre quatro paredes, além de gerar mais ansiedade e estresse, pode fazer com que o animal fique sedentário, aumentando o peso corporal e, consequentemente, risco de doenças.
Ao sair na rua, seu cão pode sentir a necessidade de fazer xixi e coco. No caso do xixi, esse é um recurso que os animais têm para marcar território e deixar a sua marca. É importante para o pet deixar o cheiro dele para que outros animais saibam que ele passou por ali. No caso do coco, há outra explicação! A caminhada estimula os movimentos intestinais. Não se esqueça de levar sempre com você um saquinho para recolher e descartar corretamente as fezes!
A socialização também é muito importante. Durante o passeio o animal está mais feliz e relaxado. Então, ao encontrar outras pessoas e animais durante este momento de prazer e alegria, fará com que o animal associe o bem-estar ao contato com o mundo externo.
O passeio é um momento de conexão entre o tutor e o pet. Além de estarem - juntos - praticando uma atividade física, os passeios são uma oportunidade para que o tutor aumente a obediência do animal, tornando a relação diária ainda mais saudável. Os cães são animais de grupo e, para ele, é fundamental ter um líder.
Para que tudo isso ocorra, não se esqueça da coleira e da guia. Elas irão promover um passeio seguro para o tutor e para o animal, garantindo que nada saia do controle, mesmo em ruas e bairros tranquilos. Não se esqueça que o animal está exposto a uma série de estímulos e não queremos que um momento de alegria seja um problema para vocês!
O meu mundo é pet... e o seu ?
Ana Laura Costa
Apaixonada por pets
Taubateana
Jornalista
Entre em contato comigo! Instagram: @analauracostajornalista
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.