26/07/2024

FIV E FELV FELINA. VOCÊ SABE O QUE É ?


Se você tem bichanos, certamente já ouviu falar

FIV É um virus de imunodeficiência felina, conhecido popularmente como a ‘AIDS felina’ por ser semelhante ao vírus da doença que acomete os humanos. Dra. Dani, como se transmite essa doença? Essa doença se transmite pela relação sexual entre os felinos e entre suas mordidas e arranhaduras, não sendo transmitida pelo compartilhamento de objetos como comedouros e bebedouros ou outros utensílios.

O que o meu felino pode apresentar se contrair essa doença? E como é o tratamento? Quando o seu pet passar em consulta com o seu médico veterinário de confiança e ele avaliar e realizar testes em seu consultório indicará o melhor tratamento. Os sintomas que seu animalzinho podem apresentar são: vômitos, diarreias, úlceras na boca, gengivites e problemas respiratórios. Além de anemia, febre, falta de apetite e mudança de comportamento.

O que os tutores devem saber é que esta doença não tem cura. Mas que o animal pode viver muito bem com a doenca por anos, desde que esteja sob controle e sua imunidade esteja estabilizada. E a Felv Dra. Dani o que é? Felv é a Leucemia Viral Felina. Este vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido pelo contato entre os bichanos diretamente! Pode passar de fêmeas gestantes que já contenham o vírus a seus filhotes, e podem ser transmitidos pelo simples fato de dividir o pote de ração, o de água ou mesmo a caixa de areia.

Dra Dani, quais são os sintomas e tratamento para Felv?

Os gatos começam a apresentar febre, perda de peso, falta de apetite, anemia, problemas respiratórios, espirros, quedas de imunidade e alterações comportamentais. Assim como a Fiv, o diagnostico é feito após a ida ao veterinário que fará os testes laboratoriais e consulta clínica.

Mas Dra. Dani, o que acontece se meu gato for positivo por uma ou até mesmo pelas duas doenças?

O médico veterinário de sua confiança indicará o tratamento adequado. Hoje contamos com especialistas em felinos que realizam os melhores e mais atuais tratamentos, além de tratamentos integrativos que vieram para agregar aos tratamentos convencionais. E vale lembrar que o melhor método para que seus animais não se contaminem com os vírus da Felv é a vacinação!

Hoje há vacinas para prevenção da doença! Converse com o médico veterinário sobre o protocolo vacinal. Para a Fiv, infelizmente, não há vacinas ainda no mercado para imunizar o seu animalzinho. Mas a prevenção é não deixar eles livres. Evitar que fiquem soltos na rua, por exemplo. Lembrando que nenhuma das duas doenças são transmitidas para os humanos. Portanto, não há com o que se preocupar! Se voce gostou dessa dica, curta e compartilha!

Me siga para mais dicas Pet!❤🐾

Daniella Santucci -

Meu Mundo Pet

Entre em contato comigo! Instagram: @dradanisantucci


Dra. Daniella Santucci - CRMV 53399/SP

Bacharel em Direito, Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) e apaixonada por pets. Trabalha com clínica geral de pequenos animais e medicina veterinária integrativa. Especializada pelo Instituto Bioethicus na área de medicina veterinária integrativa, nos cursos de laserterapia veterinária, eletroacupuntura, reabilitação integrativa em pets, termografia aplicada. Habilitada pelo Dr. Msc.Esp Jean Joaquin no curso de ozonioterapia Eccovet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Meu Mundo Pet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.