A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus que afeta cães. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12).
Dra. Dani, isso pode passar para o meu gato?
Não, a cinomose não afeta os gatos. Mas, Dra. Dani como se transmite esse vírus e como reconhecer se o meu animal está ou não infectado?
O primeiro sintoma da cinomose é uma secreção nos olhos, seguida de febre. O animal fica mais quieto e no cantinho dele. Ele não apresenta fome e tem secreção nasal clara. A maioria dos cães desenvolve febre aproximadamente de 3 até 6 dias após a infecção.
A doença pode se apresentar de diversas formas, mas normalmente nota-se primeiro a parte respiratória podendo vir junto de vômitos e diarreias. Também pode apresentar crises convulsivas e baixa imunidade. Em geral, a transmissão ocorre através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de um espirro espalhando a secreção infectante.
Uma vez que o animal está infectado, por exemplo, o vírus fica no ambiente por até 3 meses, devendo ser lavado e esterilizado quando o diagnóstico para cinomose for positivo.
Essa doença é ingrata pois leva ao animal a óbito de forma muito rápida, e quando conseguimos salvá-lo, a maioria fica com sequelas. Mas, atualmente, temos avanços na medicina veterinária podendo ser diagnosticado. Isso se faz com exames e testes laboratoriais, e tratado de forma rápida, há grandes chances de êxito no tratamento escolhido pelo médico veterinário.
E como podemos prevenir, Dra. Dani? De forma simples. Vacinando o seu bichinho de estimação!
Curta e compartilhe esse post! Ele pode ajudar a salvar vidas! nossa matéria!
Me siga para mais dicas Pet!❤🐾
Daniella Santucci -
Meu Mundo Pet
Entre em contato comigo! Instagram: @dradanisantucci
Bacharel em Direito, Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) e apaixonada por pets. Trabalha com clínica geral de pequenos animais e medicina veterinária integrativa. Especializada pelo Instituto Bioethicus na área de medicina veterinária integrativa, nos cursos de laserterapia veterinária, eletroacupuntura, reabilitação integrativa em pets, termografia aplicada. Habilitada pelo Dr. Msc.Esp Jean Joaquin no curso de ozonioterapia Eccovet.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Meu Mundo Pet
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.