03/05/2024

Vai viajar com seu pet de avião? Saiba o que você vai precisar fazer


Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, é fundamental verificar as regras específicas de cada companhia para o transporte de cães e gatos. Os nossos pets não suportam longos trajetos, portanto, é preciso cautela na hora de pensar em submeter seu animalzinho a uma viagem de avião.

Um pet saudável, com o aval do médico veterinário, consegue viajar de 2 até 6 horas dentro de uma aeronave. Se possível, treine o animal para entrar na caixa de transportes e faça com que ele relaxe estando dentro dela. Ou, se preferir, procure um médico veterinário para que ele te auxilie nessa aventura.

Cabe atenção dos tutores com relação aos trajetos, devendo ser escolhidos sempre voos diretos e sem escalas para evitar stress do animal em seu transporte.

Antes de entrar no voo, faça passeios com o pet. Isso é importante para eles ficarem relaxados. Dê água e deixe o animal fazer bastante xixi. Você também pode consultar um médico veterinário para administrar uma medicação que evite enjoos e o deixe mais calmo. A alimentação do seu pet também deverá ser entregue com cautela, devendo respeitar as horas de digestão. Converse com seu médico veterinário e tire todas as suas dúvidas numa consulta prévia!

É de suma importância estar com a documentação em dia (se for para outro país você vai precisar ver qual a documentação exigida, pois cada país tem suas normas).

O preparo deve ser bem antes da data de voo. Tente buscar o máximo de informação com a companhia aérea. Cada animal tem suas medidas específicas para a caixa de transporte, por exemplo. No site da companhia aérea você pode encontrar estas medidas, elas têm um tamanho para as viagens no porão e outra para a cabine. Antes de comprar a caixa de transporte confirme o tamanho. E um detalhe importante é colocar tapete higiênico caso seu animalzinho faça suas necessidades!

Na cabine é necessário colocar o animal abaixo do assento e ele deve permanecer dentro da caixa durante toda a viagem. No porão do avião, é necessário identificar o pet, a caixa de transporte que também deve estar totalmente lacrada e identificada com os dados do animal (nome, idade e raça). E o mais importante: o destino e dados do tutor.

Recomenda-se que você leve seu pet para uma consulta veterinária e faça um check -up. Caso precise de tratamento você terá tempo para cuidar dele. A carteira de vacinação é obrigatória para qualquer viagem em aeronaves. Ela vale para viagens nacionais ou internacionais, com até 10 dias antes da viagem. Peça ao seu veterinário o atestado de saúde que ele está apto a fazer essa viagem.

Mesmo com todos os cuidados existem riscos. O trajeto pode ser alterado e a casinha de transportes pode ser extraviada, o animal pode se estressar, pode haver aumento de temperatura ou queda de pressão, como aconteceu com o cãozinho Joca. Então, estejam atentos a tudo. Quando seu animal chegar ao destino final, assegure-se que ele está bem, deixe-o hidratado. Respeite as emoções de seu animalzinho pois tudo é novo para ele. E mais do que todos os detalhes, sejam pacientes.

Certifique se é realmente necessário submeter o seu pet a uma viagem!

Caso tenha dúvidas, entre em contato com o seu médico veterinário de confiança. Curta e compartilhe para mais dicas pet!. tutor dele ❤🐾

Me acompanhe para ter mais dicas pet!

Daniella Santucci -

Meu Mundo Pet

Entre em contato comigo! Instagram: @dradanisantucci


Dra. Daniella Santucci - CRMV 53399/SP

Bacharel em Direito, Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) e apaixonada por pets. Trabalha com clínica geral de pequenos animais e medicina veterinária integrativa. Especializada pelo Instituto Bioethicus na área de medicina veterinária integrativa, nos cursos de laserterapia veterinária, eletroacupuntura, reabilitação integrativa em pets, termografia aplicada. Habilitada pelo Dr. Msc.Esp Jean Joaquin no curso de ozonioterapia Eccovet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Meu Mundo Pet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.