Você sabia que as alterações climáticas também impactam na vida de seu pet? Muitos tutores acreditam que não. Mas a resposta é sim!
Assim como ocorre com a gente, sempre que há uma mudança climática, aumentam os casos de gripes e resfriados. Ficamos com o corpo dolorido e queremos repousar. Ficar quietinhos em casa. Isso porque o nosso sistema imunológico está baixo. E, consequentemente, ficamos suscetíveis a contrair doenças.
O mesmo ocorre com os nossos bichinhos. Eles também têm doenças com alterações no quadro respiratório devido à queda brusca de imunidade provocada pela mudança da temperatura. Como exemplo, nos cachorros, os sintomas podem ser olhinhos lacrimejando, espirros, secreção no nariz, febre e tosse. Além de ficarem mais quietos e apáticos.
Muitas vezes o tutor pode auxiliar preventivamente dando um suporte e conforto a mais ao seu animal. Mas como Dra. Dani?
A resposta é simples. Confira! Ofereça uma alimentação saudável a seu pet, a hidratação também é importante e manter os acessórios e ambientes limpos e desinfectados – vale lembrar que temos produtos pets exclusivos para limpeza que não causam alergia a eles. Outra dica importante é manter os nossos bichinhos aquecidos em dias frios que são comuns no outono. Por fim, vale lembrar de mantê-los agasalhados. Atitude que contribui na manutenção da saúde deles. A vacinação anual é de suma importância. Não deixe de vacinar o seu pet.
O horário do passeio também é importante. Evite os períodos da manhã e final do dia pois são mais frescos. Animais de focinhos curtos (braquecefalicos) como os da raça Shih-tzu devem ter uma atenção a mais. Os animais dessa raça possuem os olhos mais saltados e proeminentes e com o tempo mais fresco eles tendem a ressecar. Fique atento! Caso tenha alterações visíveis procure por um especialista de oftalmologia veterinária. Ele cuidara da saúde dos olhos de seu pet!
Os cuidados com a mudança climática devem ser redobrados com os nossos animaizinhos idosos, pois nessa época fria e gelada eles podem apresentar dores nas articulações. Cabe lembrar que os nossos animais geriátricos podem e devem fazer a manutenção de seus quadros, a fim de proteger as articulações e diminuir as dores. Um tratamento com ótimos resultados para as dores nas articulações é a laserterapia. Esse tratamento integrativo auxilia no quadro de dores agudas e crônicas, em lesões musculares e ortopédicas, além de outras enfermidades. A laserterapia também age nas inflamações acelerando a recuperação do seu animal. A laserterapia auxilia ainda no metabolismo de seu animal proporcionando diversos benefícios, inclusive o de promover e liberar serotonina- onde o animal sente satisfação e bem-estar. Não estranhe se durante uma sessão e ele dormir! Isso demonstra que o seu pet está relaxado e com menos dor. Após essa sensação, ele vai ter mais animo e ficará mais disposto!
Além da laserterapia, existem outras modalidades que auxiliam e podem ser feitas em conjunto, como a ozonioterapia. Com o avanço da medicina veterinária, conseguimos conciliar o tratamento clínico com técnicas integrativas.
Então não deixe de consultar um médico veterinário. Ele cuidará do seu pet nessa época mais fria cuidando, principalmente, da imunidade e dores que possam apresentar nessa época do ano!
Me acompanhe para ter mais dicas pet!
Daniella Santucci -
Meu Mundo Pet
Entre em contato comigo! Instagram: @dradanisantucci
Bacharel em Direito, Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) e apaixonada por pets. Trabalha com clínica geral de pequenos animais e medicina veterinária integrativa. Especializada pelo Instituto Bioethicus na área de medicina veterinária integrativa, nos cursos de laserterapia veterinária, eletroacupuntura, reabilitação integrativa em pets, termografia aplicada. Habilitada pelo Dr. Msc.Esp Jean Joaquin no curso de ozonioterapia Eccovet.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Meu Mundo Pet
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.