Hoje, a dica pet é para um cuidado a mais com o seu bichinho de estimação que muitas vezes ingere objetos impróprios ou mesmo alimentos. No caso dos objetos, a ingestão ocorre, na maioria das vezes, pelos tutores comprarem brinquedos na expectativa de ser uma opção de lazer e de distração para o animalzinho. No caso dos alimentos, a ingestão pode acontecer por atração pelo cheiro.
A ingestão de corpos estranhos é mais comum nos filhotes por serem mais curiosos. Mas os demais pets podem se sentir atraídos pelo barulho que fazem, por morder, brincar e acabam engolindo o objeto ou alimento.p>
Mas nem sempre o objeto ingerido foi comprado. Muitos tutores possuem em casa objetos que chamam a atenção do animalzinho, por exemplo, bolinhas, agulhas, linhas, barbantes e novelos de lã. Objetos que podem parecer inofensivos, mas que são muito perigosos, principalmente por se tratar de um corpo estranho linear no caso das cordas e das linhas.
Mas Drª. Dani, qual problema a ingestão desses e de outros objetos pode trazer ao meu animalzinho? A resposta é que o intestino do seu bichinho é pregueado, ou seja, é formado por diversas pregas, além de movimentos peristálticos que remetem todo conteúdo ingerido ao reto do animal.
Por isso, tudo o que o seu cão ou gato come passa por esse processo, e por ter esses movimentos, o objeto linear acaba se prendendo nas dobras e gera essa obstrução/intuscepção intestinal, dependendo do tempo que já está o objeto linear acaba gerando uma sepse generalizada e animal vem a óbito.
Mas antes de ter todas essas complicações, primeiro, vem os sintomas que é o sinal de alerta para os tutores. Às vezes, o seu animal deixa de comer, para de defecar, fica quietinho, sem ânimo. Tudo isso pode ser sinal de dor.
As vezes o tutor não tem conhecimento e apenas acha que é passageiro ou normal, porém não é. É importante investigar as causas dessas alterações. Lembre-se: animal prostrado, sem comer, com dor e febre é sempre um sinal de alerta!
Mas não somente os objetos lineares acabam causando essas alterações. O que muitos tutores não sabem, e por isso erram é dar ossos aos seus animais, principalmente para os cães.
Nesse caso é comum o cão engolir ossos que param no esôfago ou mesmo na garganta do animal causando sérios problemas como por exemplo perfurações no intestino, pois os ossos quebram e geram pontas que comprometem o quadro clínico do animal. Quando o médico veterinário consegue intervir cirurgicamente exige um pós-operatório supervisionado.
Existem objetos ou mesmo brinquedos que são comercializados em lojas que não fazem bem para a saúde de seu pet. Alguns brinquedos acabam gerando pedacinhos que são ingeridos e levam a um quadro de atenção e preocupação ao tutor. Quando notar que o seu bichinho ingeriu algo suspeito não negligencie. Leve ao seu veterinário de confiança imediatamente. Isso poderá salvar a vida dele!
Portanto, fica a dica pet para esta semana! Cuidado com brinquedos lineares, alimentos incorretos ou mesmo objetos estranhos que possam quebrar e o animal engolir. Não dê a ele.
Tenha atenção com objetos espalhados pela casa, e mais uma vez, cuidado com brinquedos errados que são vendidos e que o animal pode morder, quebrar ou com brinquedos que tenham fios, barbantes, sisal e que possam engolir partes deles.
Meu Mundo Pet
Daniella Santucci -
Entre em contato comigo! Instagram: @dradanisantucci
Bacharel em Direito, Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) e apaixonada por pets. Trabalha com clínica geral de pequenos animais e medicina veterinária integrativa. Especializada pelo Instituto Bioethicus na área de medicina veterinária integrativa, nos cursos de laserterapia veterinária, eletroacupuntura, reabilitação integrativa em pets, termografia aplicada. Habilitada pelo Dr. Msc.Esp Jean Joaquin no curso de ozonioterapia Eccovet.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Meu Mundo Pet
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.