Iniciamos o mês de março com um alerta muito importante para o cuidado de nossos pets. Mas afinal de contas, o que é doença renal? Como diagnosticar e cuidar dela?
A doença renal crônica é uma doença silenciosa que afeta os rins de nossos pets. Isso mesmo. Os animais podem ser renais crônicos ou terem problemas renais em quadros agudos. Os pets podem sofrer essas alterações em qualquer idade, sendo mais comuns em animais mais idosos.
Mas por que os pets têm essa alteração ?Animais seniors sofrem essa alteração por mudanças naturais de envelhecimento, ficando o rim mais desgastado. Este órgão desempenha funções importantes nos nossos bichinhos, garantindo que todo o sistema metabólico permaneça saudável, sendo assim, se algum problema ocorrer nos rins pode comprometer uma série de alterações em outros órgãos consequentemente ocasionando problemas graves nos nossos pets.
Mas, quais sinais Dra Dani? Pergunta frequente que recebo em consultório. Minha orientação é : seu animalzinho está bebendo muita agua? Está urinando com frequência? Notou se ele emagreceu? Apresenta vômitos ou diarreia? Está ficando prostado e quietinho?
Se respondeu sim em pelo menos uma dessas perguntas, fique atento, pois são sinais de que algo não está normal e o bichinho de estimação precisa de cuidados médicos.
Nesses casos o importante é seguir algumas orientações, entre elas, oferecendo uma alimentação saudável e balanceada. Fazer o animal ingerir muito líquido - estimule ele a beber, oferecendo água sempre fresca e limpa. Animais que tem dificuldade em beber água uma opção nutritiva é oferecer frutas com maior índice de água como melancia e melão. Outra dica é utilizar saches de rações úmidas. Além de serem uma alternativa devido a sua composição mais liquida, eles costumam apreciar a refeição e incentivando a ingerirem mais água!
Lembre-se sempre de ir ao seu veterinário para checar a saúde de seu pet. Ele irá indicar o melhor tratamento , as melhores medicações para cuidar da saúde deles. Além de novos tratamentos, por exemplo, a ozonioterapia, que é uma medicina integrativa que vem se destacando nos seus resultados com cães e gatos. Hoje, a medicina veterinária cresce com seus especialistas, e neste mês nosso carinho especial é para o profissional nefrologista. É ele que vai cuidar com mais ênfase de seu pet, devendo ser consultado sempre que preciso.
Não deixe de curtir e comentar se você gostou das dicas!Seu pet merece um cuidado a mais na saúde. E lembre-se sempre de consultar um médico veterinário responsável e habilitado para tratar do cuidado e com carinho que seu pet merece.
Meu Mundo Pet
Daniella Santucci -
Entre em contato comigo! Instagram: @dradanisantucci
Bacharel em Direito, Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) e apaixonada por pets. Trabalha com clínica geral de pequenos animais e medicina veterinária integrativa. Especializada pelo Instituto Bioethicus na área de medicina veterinária integrativa, nos cursos de laserterapia veterinária, eletroacupuntura, reabilitação integrativa em pets, termografia aplicada. Habilitada pelo Dr. Msc.Esp Jean Joaquin no curso de ozonioterapia Eccovet.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Meu Mundo Pet
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.