O PENSAMENTO: ´“Eu não estou aceitando as coisas que eu não posso mudar, estou mudando as coisas que eu não posso aceitar” – Ângela Davis
O FATO: Há poucos dias atrás, os 2 Ronaldinhos – o Fenômeno e o Gaúcho – e mais alguns craques do mesmo quilate – disseram que não assistiriam a nenhum jogo da Seleção Canarinho porque nunca haviam visto seleção pior que a atual. É apenas um amontoado de jogadores exigidos por seus respectivos agentes (ou empresários), instruídos pelos mais ambiciosos clubes, para que a convocação valorizasse seus passes na imensa fortuna que circula no futebol profissional. Para se definir bem esse procedimento que se institucionalizou no Brasil, podemos chamar de CORRUPÇÃO, o que move também a CBF.
Isso é coisa nova? NÃO!!!
Eu era criança de tudo, na minha velha Soledade, e já acompanhava obstinadamente o Botafogo, que era presidido por um velho bonachão fanático. honesto e supersticioso chamado CARLITO ROCHA. À época, o time tinha uma mascote, chamado Biriba que era um verdadeiro talismã da sorte e foi até Campeão Carioca em 1948.
A entidade maior do futebol era a CBD, que passou a ser CBF – Confederação Brasileira de Futebol, sediando o “esporte bretão” e a CORRUPÇAO, que veio para ficar. Até hoje! Evidentemente fortalecida e intocável. Vergonha nacional que logo passou a vergonha mundial.
Vamos recordar os fatos históricos e jamais desmentidos:
João Havelange faleceu em agosto de 2016 com 100 anos de idade. Foi praticamente um século de esperteza e vitórias. Foi certamente o patriarca da corrupção no futebol.
Em decisão de 2012 do Tribunal de Cantão, na Suíça, João Havelange aparece como condenado por uma fraude na venda de direitos de transmissão da Fifa para a empresa de marketing suíça ISL. A companhia pagou suborno para João Havelange e Ricardo Teixeira entre os anos de 1992 e 2000, que somadas chegam a 21,94 milhões de francos suíços.
Já em 2012, a Justiça da Suíça afirmou que ele e Teixeira receberam propinas de cerca de R$ 45 milhões pela venda de direitos de mídia de torneios da Fifa - acusação refutada por Havelange.
No ano seguinte, ele renunciou à presidência de honra da entidade. Após investigações, o presidente de comitê de ética disse que ele teria que devolver o dinheiro à Fifa, mas isso não aconteceu. “Aquele que acreditar que o dinheiro pode fazer tudo, será capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro.” – Benjamin Franklin
Descaradamente, Havelange fez de seu genro RICARDO TEIXERA o presidente da CBF, reinado que durou por 23 anos intocáveis, e o tornou bilionário. Teve que apresentar seu pedido de renúncia em meio a acusações de corrupção. Segundo Peter Drucker “Existem homens de bem, homens que se dão bem e homens flagrados com os bens.”
Convenhamos que durante o reinado de Havelange, o futebol brasileiro viveu o apogeu da glória. Era reconhecido como o maior futebol do mundo. Aplaudido, amado, invejado, requisitado e detentor da hegemonia internacional. No mercado da bola, os jogadores brasleiros era os mais valorizados de qualquer :bolsa. Éramos exportadores de craques; hoje somos importadores.
Ricardo Teixeira casou com a filha única de Havelange e dela se separou. Mas jamais abandonaria o sogro fonte inesgotável de riqueza.
“Aquele que acreditar que o dinheiro pode fazer tudo, será capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro.” – Benjamin Franklin
Teixeira antes de ser afastado da presidência da entidade fez seu herdeiro: sucessor José Maria Marin, que assumiu, em nome da CORRUPÇÃO.
Comandou a entidade entre 2012 e 2015 e foi preso pelo FBI em investigação de corrupção na Fifa. Está confnado em Nova Iork e impedido judicialmente de voltar ao Brasil, sua terra.
Eu me lembro, certa vez numa cerimônia de entrega de medalhas de ouro aos campeões, uma TV indiscreta flagou Marins sorrateiramente enfiando uma medalha no bolso. Todos os telespectadores viram... mas o fato foi esquecido e, como sempre, não punido. Afinal o que é uma medalha perto de milhões ?!
Nas últimas décadas, todos os cartolas da entidade que comanda o futebol, de Ricardo Teixeira a Ednaldo Rodrigues, passando por Del Nero, Caboclo, foram presos, condenados, banidos ou destituídos do comando por corrupção ou má gestão.
– “Nenhum homem tem o dever de ser rico, grande ou sábio; mas todos têm o dever de ser honrados”. – Rudyard Kipling
... E DAQUI PRÁ FRENTE!? RESTA-NOS ALGUMA ESPERANÇA ?!
A entidade é privada (nos dois sentidos). É enorme e mandatória do nosso futebol. Será que vai nos restituir a dignidade esportiva? Será que estamos fadados a ser pequenos para sempre? Faz mais de 20 anos que não somos mais campeões mundiais. Acabamos de ser eliminados de participar das Olimpíadas. Ao invés de sermos os primeiros da América do Sul, estamos caindo para o quarto, ou quinto ou será para onde ?!
Em várias rodas que eu ainda frequento, procuro indagar quem é o ATUAL PRESIDENTE DA CBF. Quase ninguém conhece, sequer sabem o seu nome; de onde veio, para que veio e para onde vai. Trata-se de EDNALDO RODRIGUES O ATUAL -
Ednaldo Rodrigues Gomes, baiano de Vitória da Conquista, 27 de janeiro de 1954) é um dirigente esportivo, contador e político brasileiro. Atualmente é o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cargo que ocupa desde o afastamento vergonhoso de Rogério Caboclo em 2021.
Foi presidente interino da CBF e eleito presidente da Confederação Brasileira de Futebol, mas após suspeitas de irregularidades na eleição em que venceu, o dirigente foi deposto do cargo no dia 7 de dezembro de 2023. Pouco menos de um mês depois, Ednaldo foi reconduzido ao cargo no dia 4 de janeiro de 2024, pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Porém, a decisão ainda será analisada pelo plenário da Suprema Corte.
Nada mais temos a acrescentar... por enquanto.
COLUNISTA
Felipe Cury é mineiro de Soledade, nascido em Três Corações. Vive em São José dos Campos há 66 anos. Completou em 17 de abril de 2024, 86 anos de feliz idade.
Formado em Ciências Jurídicas e Administrativas, pela Fundação Joseense de Ensino, foi Professor de Língua Portuguesa e Comunicação, na Escola Técnica “Olavo Bilac”.
Foi presidente da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, por 8 anos, além de ocupar outros importantes cargos em diversas instituições do município.
Wepink inaugura primeiro quiosque em São José
Marca de cosméticos de Virgínia Fonseca oferece linha completa de produtos
SJC: Bloco do Lobatinho traz alegria e cultura para o carnaval
A Escola Monteiro Lobato promove um bloco carnavalesco
São José entrega Via Jaguari e ponte José Dias de Macêdo
Ciclovia e iluminação de LED fazem parte do novo acesso
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.