Crônicas e cia

Felipe Cury e os "Dez Novos Mandamentos"

Leia a coluna Bulas Semanais

Colunista Felipe Cury (Reprodução)

Escrito por Felipe Cury

29 JUN 2024 - 11H33 (Atualizada em 29 JUN 2024 - 11H45)

Reprodução

O PENSAMENTO: – “Não importa aonde você parou ... Em que momento da vida você cansou ... O que importa é que sempre é possível e necessário ‘RECOMEÇAR”. Recomeçar é dar uma chance a si mesmo ... É renovar as esperanças ... e o mais importante: acreditar em VOCÊ de novo” – Carlos Drumond de Andrade

O FATO: Nós, os humanos, somos levados a uma tendência de olvidarmos as lições, por mais notáveis e preciosas que sejam. Quantas ideias e pensamentos são perdidos por entrarem no nosso rol do esquecimento. Às vezes parece bagaço de uma laranja que após degustada vai para a lata lixo, não interessa mais.

Só que, muitos ensinamentos devem ser renovados, como a esperança. Revistos no passar dos tempos, readaptados às novas realidades. A não ser, que já estejam sido incorporados à nossa personalidade e passam a fazer parte do nosso caráter. Nessa verdadeira revisão de vida me ocorreu reler OS DEZ MANDAMENTOS da lei de Deus. Não me são desconhecidos porque fiz deles o meu “modus vivendi”. Incorporei-os ao meio modo de pensar e moldei neles o meu jeitão de ser. Mas, é sumamente necessário, passá-los em revista para fortalecer nossas convicções.

Resolvi pedir ajuda. Tive que ir a Soledade e aproveitei para trocar ideias com Rodrigo. Rodrigo é filho do meu irmão Dudé (quem não conhece o Dudé?” – Dudé é o Mister Bondade). Seu filho Rodrigo foi um garoto muito levado, travesso e, um bocado forte. Só que casou e mudou radicalmente. Está muito bem casado com a Vivian e tem duas filhas encantadoras: Camila e Catarina. É um filho que cerca seus pais do mais puro carinho.

É um homem de bem, um cidadão cônscio de seus deveres e obrigações e um profissional de invejável sucesso na área de informática, numa grande empresa tem um relacionamento tão íntimo com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, como eu tinha no passado com o AURÉLIO (Pai dos burros). Pedi ao Rodrigo que me ajudasse e rever os DEZ MANDAMENTOS, porque ele tem bela intimidade Cristã. Com a portentosa ferramenta da IA. Me enviou seu resumo que, eu me permito transcrever, com adequações do GOOGLE e para enquadramento no meu diminuto espaço:

“Os Dez Mandamentos, também conhecidos como a Lei de Moisés, são um conjunto de princípios éticos e religiosos fundamentais no Judaísmo e no Cristianismo.

Segundo a tradição, eles foram dados por Deus a Moisés no Monte Sinai. Cada mandamento serve como um guia moral para uma vida justa e ética, abrangendo aspectos como moralidade pessoal, relações familiares e sociais. Eles continuam a ser uma fonte de orientação moral para milhões de pessoas em todo o mundo”.

São eles:

1 - AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS PESSOAS: Durante minha já longa vida deparei com problemas de todas as naturezas que me punham diante de um paredão sem saída. Eram problemas humanos que me sufocavam. Só não eram maiores do que o meu amor a Deus e, em nome desse amor eu me recorria a Ele. E a salvação me socorria. Esse AMOR A DEUS é verdadeiro e misericordioso. Deus deseja o melhor para você. Se você colocar algo acima de Deus em sua vida, será mais difícil para Ele O domingo, ou o Dia do Senhor, é um dia em que todos podemos ir à igreja, adorar a Deus e aprender a ser pessoas e cristãos melhores. Santificar o Dia do Senhor significa fazer o melhor que pudermos para nos lembrar de Jesus Cristo ao longo do dia. O domingo, ou o Dia do Senhor, é um dia em que todos podemos ir à igreja, adorar a Deus e aprender a ser pessoas e cristãos melhores. Santificar o Dia do Senhor significa fazer o melhor que pudermos para nos lembrar de Jesus Cristo ao longo do dia. Abençoá-lo.

2 - NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO: Não vulgarizar o seu santo nome. Evocar o Santo nome de Deus por sua fé e não por mera retórica, como fazem os pagãos. O respeito aumenta nossa intimidade com Deus.

3 – GUARDAR DOMINGOS E FERIADOS: O domingo, ou o Dia do Senhor, é um dia em que todos podemos ir à igreja, adorar a Deus e aprender a ser pessoas e cristãos melhores. Santificar o Dia do Senhor significa fazer o melhor que pudermos para nos lembrar de Jesus Cristo ao longo do dia.

4 – HONRAR PAI E MÃE: Quanta tristeza deparamos quando assistimos cenas degradantes da desconsideração de filhos ingratos e de caráter duvidoso para com seus pais, principalmente quando se aproximam da velhice. Esses filhos não sabem que um dia poderão também ter filhos e se tornarem pais amargurados. Deus nos suplica honrá-los.

5 – NÃO MATARÁS: Um mandamento de extrema simplicidade que nos faz lembrar que, em hipótese alguma, nos é permitido tirar a vida de um ser humano. Neste momento altamente polêmico nos é dada a oportunidade de nos posicionar intransigentemente contra O ABORTO. Deus nos dá a vida e não o direito de matar

6 – NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE: O homem e a mulher fazem promessas um ao outro quando se casam. Essas promessas são importantes, e quebrá-las causa profunda tristeza. O cumprimento dessas promessas ajuda o homem e a mulher a ter um casamento e uma vida feliz. A união é para sempre e será fortalecida à medida que, além do AMOR, houver no casal, a TOLERÂNCIA e a PERSEVERANÇA.

7 – NÃO FURTAR: Desde o Império e outras eras tão antigas o maior problema de governabilidade era evitar a corrupção. Ultimamente vem até se agravando. As nações se degeneram e não se fortalecem por causa da banalidade do roubo. Os altos escalões, cada vez mais altos, vão se distanciando do baixo povo, cada vez mais baixo, por causa da locupletação ilícita de seus ganhos. Isso é condenado por Deus.

8 – NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO: Se você mente para alguém ou simplesmente omite a verdade, você está prestando “falso testemunho” e pode prejudicar outras pessoas. Mesmo que sua mentira não seja descoberta, você será prejudicado espiritualmente e se distanciará de Deus. CALUNIAR ou DIFAMAR é um dos crimes contra a honra e consiste em imputar qualidades negativas a outrem.

9 – NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO: Isso é vilipêndio que pode causar infelicidade altamente danosa e terrivelmente destruidora. É um MANDAMENTO DA LEI DE DEUS a ser observado em favor do amor e da união.

10 – NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS: O décimo mandamento adverte contra a cobiça, chamando a atenção para a importância de contentamento e gratidão. Realmente é-nos difícil estabelecer qual o pecado maior: a inveja dos pobres ou a avareza dos ticos; Relembramos: “Dar a César o que é de César e dar a Deus o que é de Deus”

Esses mandamentos fornecem um quadro moral abrangente que continua a influenciar o pensamento ético e legal em muitas sociedades ao redor do mundo. Eles não apenas delineiam as responsabilidades do indivíduo para com Deus, mas também promovem relações justas e harmoniosas entre as pessoas. Ao longo dos séculos, os Dez Mandamentos têm sido objeto de estudo, interpretação e aplicação em uma variedade de contextos religiosos, filosóficos e legais. Essa BULA é para nos ajudar a relembrar. “Senhor Deus, rogai por nós, recorremos a vós.”

Escrito por
Colunista Felipe Cury (Reprodução)
Felipe Cury

Colunista de Bulas Semanais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.