Crônicas e cia

Felipe Cury e a Implosão no Aquarius

Leia a Coluna Bulas Semanais

Colunista Felipe Cury (Reprodução)

Escrito por Felipe Cury

29 AGO 2024 - 15H09

Reprodução

O PENSAMENTO: “É melhor uma verdade que dói do que uma mentira que conforta” – Baba, em “O Caçador de Pipas”

O FATO: Morei há quase meio século no Apolo, só que, como referência eu dizia que morava na Vila Ema, simplesmente porque sempre achei a Vila Ema o bairro mais charmoso de São José dos Campos. Minha casa se tornou grande demais. Três pavimentos e cercada de morros por todos os lados (subidas e descidas). Os filhos casaram e mudaram e ficamos só Léa e eu, em meio a tanta escadaria. Toda mulher tem mania de limpeza, inclusive a de vocês. A solução seria mudar para um apartamento. Fui procurar nas imediações da Vila Ema e/ou Vila Adyana. Depois de muita pesquisa, o meu grande Amigo Will – meu consultor eterno – ponderou:” – Não pode ser no Aquárius?” Pensei! Acho que não. Era um Bairro bonito mas com um prédio em ruínas, abandonado, esqueleto falido, que dava impressão de Bairro decadente. Will comedido alegou que não, em breve seria solucionado.

Só que a inércia se arrastou por 15 anos a demolição desse monstrengo responsável por tamanha poluição visual, e epicentro do descaso e do abandono, palco de incidentes e perturbação para moradores, visitantes, apreciadores do belo. Reduto dos invasores e consumidores de droga. Consta que em dezembro de 2020, uma menina de 13 anos caiu e foi socorrida em estado grave pelos Bombeiros.

Porém, o esplendor do Aquárius me fascinou. A limpeza e sinalização das ruas, as alamedas arborizadas, a amabilidade dos moradores que privilegiam 3 saudações: “Por favor”, “Muito obrigado” e “Bom dia”. Praticamente todos se cumprimentam (menos os ranzinzas, mal humorados e de mal com a vida.)

Agora, depois de 15 anos, chega a notícia auspiciosa: “SERÁ IMPLODIDO!!! O que é IMPLOSÃO? Implosão é o que ocorre quando um objeto, uma estrutura ou um edifício colapsa ou desmorona em direção ao seu centro. É o oposto da explosão, na qual a força que leva à destruição é liberada para fora a partir do centro do objeto.

A data foi marcada: 25 de agosto. Um domingo maravilhoso. Me preparei, como debutante. Quero assistir tudo! Vou pra minha varanda (sou vizinho), com um Whisky duplo. Tira-gosto. Sinatra e MPB. Tudo pra curtir “cada tábua que caia, que sorria no coração”.

Ledo engano. O excesso de zelo das autoridades e da Defesa Civil fez com que nós, os moradores evacuássemos o recinto preventivamente. “Evitar acidente é dever de todos.

No mais, as recomendações de praxe nos são zelosamente enviadas pela Síndica Mônica Bartolo, do Aquarius Tower, que está se tornando “expert” em implosões. As mais importantes podem ser resumidas, no seguinte:

• Nossa Síndica estará em contato direto com a PMSJC e Defesa Civil.

• Vamos nos ater a vedação das janelas e áreas de ventilação das cozinhas e lavanderias, fechamentos do gás, de todas as portas e desligamento dos disjuntores.

• A implosão será conduzida pelo engenheiro de Minas, Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como “Manezinho da Implosão”, com ampla experiência em implosões em todo o país. O processo tem autorização do Exército.

• Ao que cabe à Prefeitura, informamos que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estabeleceram um perímetro de segurança de 150 metros, que será delimitado e coordenado pela empresa.

• A implosão está programada para acontecer às 10h de domingo, e por recomendação de segurança, os moradores poderão sair a partir das 9h, com previsão para retornarem às casas por volta das 10h30.

• Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estarão de prontidão e darão apoio, assim como Forças de Segurança e Agentes de Mobilidade Urbana.

• O tempo da Implosão é estimado em torno de 8 segundos.

Então, meus vizinhos, Amigos/leitores, estamos livres do monstrengo.

O Aquárius abomina a feiura e é ávido pela beleza.

COLUNISTA

Felipe Cury é mineiro de Soledade, nascido em Três Corações. Vive em São José dos Campos há 66 anos. Completou em 17 de abril de 2024, 86 anos de feliz idade.

Formado em Ciências Jurídicas e Administrativas, pela Fundação Joseense de Ensino, foi Professor de Língua Portuguesa e Comunicação, na Escola Técnica “Olavo Bilac”.

Foi presidente da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, por 8 anos, além de ocupar outros importantes cargos em diversas instituições do município.



Escrito por:
Colunista Felipe Cury (Reprodução)
Felipe Cury

Colunista de Bulas Semanais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.