O PENSAMENTO - “Se você ver a lua, verá a beleza de Deus; Se você ver o sol, verá o poder de Deus; Se você se olhar no espelho, verá a melhor criação de Deus" - Charles Chaplin
O FATO - Este é o Mês da Bíblia. Não posso olvidá-lo. A BÍBLIA é a Palavra de Deus. É o livro mais publicado na história do Mundo. É longo, às vezes prolixo, só que, com vendas totais estimadas em mais de cinco bilhões de cópias. A Bíblia é amplamente considerada a publicação mais vendida de todos os tempos. Ela teve uma profunda influência tanto na cultura e história ocidentais quanto nas culturas ao redor do mundo.
Há um jargão ignóbil que alega que o brasileiro tem preguiça de ler e, por causa disso, sua leitura, às vezes é protelada. Eu me dei um hábito de TODOS OS DIAS ler a Bíblia através dos Evangelhos (mesmo quando o meu time tenha perdido na véspera). É uma forma que encontrei de me preparar para o dia que se inicia e não sei o que me aguardaria. Em muitas das vezes a mensagem sacra relata uma aprendizagem que facilita o meu entendimento do problema que se me apresenta. Numa analogia perfeita procuro imitar Jesus Cristo: o que ele faria em meu lugar ?!?! Surgem-me soluções inusitadas, surpreendentemente claras que me geram reflexões amenas com base na simplicidade, na humildade e na prática do amor ao próximo.
A Palavra de Deus aponta o caminho da salvação. A humanidade auxiliada pela Igreja encontrará na Sagrada Escritura um caminho sólido, verdadeiro e perene a ser trilhado em vista da salvação.
A Bíblia é frequentemente chamada de Palavra de Deus. E com razão, pois é isso que afirma ser! O apóstolo Paulo, por exemplo, afirma: “Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.”(1 Tessalonicenses 2:13).
A antologia de textos religiosos ou escrituras sagradas para o cristianismo, o judaísmo, o samaritanismo e muitas outras religiões. Esses textos, originalmente escritos em hebraico, aramaico e grego koiné, incluem instruções, histórias, poesias e profecias, entre outros gêneros literários. A coleção de materiais que são aceitos como parte da Bíblia por uma determinada tradição ou comunidade religiosa é chamada de cânone bíblico. Os crentes na Bíblia geralmente a consideram um produto da inspiração divina.
O cristianismo começou como uma vertente do judaísmo, usando a Septuaginta como base do Antigo Testamento. A Igreja primitiva continuou a tradição judaica de escrever e incorporar o que via como livros religiosos inspirados e oficiais. Os evangelhos, epístolas paulinas e outros textos rapidamente se fundiram no Novo Testamento.
A Bíblia é a auto-revelação de Deus para os humanos
A Bíblia não é para ser carregada debaixo do braço e seus efeitos não se dão por osmose, sovaco a dentro. Tem que ser endereçada ao coração. Torna-se mister “entrar no texto”, buscar o interior de Deus, associar o seu pensamento à salvação que você almeja. Praticar, exercitar e demonstrar a sua FÉ.
Existem publicações com tópicos diários para o nosso cotidiano. São baratinhos e fáceis.
DEUS é perdoador.
COLUNISTA
Felipe Cury é mineiro de Soledade, nascido em Três Corações. Vive em São José dos Campos há 66 anos. Completou em 17 de abril de 2024, 86 anos de feliz idade.
Formado em Ciências Jurídicas e Administrativas, pela Fundação Joseense de Ensino, foi Professor de Língua Portuguesa e Comunicação, na Escola Técnica “Olavo Bilac”.
Foi presidente da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, por 8 anos, além de ocupar outros importantes cargos em diversas instituições do município.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.