Crônicas e cia

Coluna de Felipe Cury: Vossa Excelência Dom AEDIS AEGYPT

Leia Bulas Semanais

Colunista Felipe Cury (Reprodução)

Escrito por Felipe Cury

21 JUN 2024 - 13H26 (Atualizada em 21 JUN 2024 - 13H43)

Reprodução

O PENSAMENTO: – “Faça todo o bem que puder, usando todos os meios que puder, de todas as maneiras que puder, para todas as pessoas que puder, durante o maior tempo que puder” – John Wesley

O FATO: O Brasil precisava – e continua precisando - CRESCER. Entre a Monarquia e a República éramos pura miséria. Em 1853 tivemos a primeira viagem de trem noticiada na história do Brasil e o Rio de Janeiro “capital” da república não era nem iluminada. Escuridão por todos os lados.

Irineu Evangelista de Souza, o Barão e depois Visconde de Mauá, era um simples empresário. Apenas o MAIOR EMPRESÁRIO de toda a História do Brasil, até os dias de hoje. Houve por bem construir uma USINA geradora de energia a gás no MANGUE, precisamente nas proximidades do Centro do Rio. Importava insumos dos países mais adiantados do mundo e, quando a obra faraônica começou, aportou no cais do RJ um navio vindo de Havana abarrotado de materiais e ... doentes a bordo. Era a terrível FEBRE AMARELA. Os doentes foram morrendo, um a um.

Muitos anos depois, se saberia que a doença, que se alastrou em nosso país, era transmitida por um mosquito que se proliferava em águas paradas e nos pântanos: o AEDIS AEGYPTY.

Um mosquitinho horrendo, feio e terrível, “aparentemente inofensivo”, porém desgraçado e pernicioso através dos séculos.

O Aedes Aegypti, mais conhecido hoje como mosquito da dengue, não transmite apenas uma doença, como a maioria acredita. As 3 principais doenças transmitidas por este mosquito são: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, e todas podem levar a morte.

Só que isso ocorreu há mais de 170 anos atrás. Nesse ínterim o Mundo mudou, o Brasil mudou. Os avanços tecnológicos superaram barreiras e desafios imensos: o homem foi à lua, Pelé, o Maracanã, surgiram carros, a ponte Rio/Niterói, o sistema Astros na Avibras, navios, o viagra, o miojo, aviões, o porta aviões Minas Gerais, o chopp gelado e os vinhos abundantes, os partidos políticos o celular chato, Roberto Carlos e Rita Lee, tv’s, laboratórios, Chico Anísio e mais de 100 personagens, institutos científicos, universidades, hospitais ultra, o Google, IA (Inteligência Artificial – sem sentimento) etc. etc. etc.etc.etc, etc. e quantos etc’s souberem.

Essa mudança evolutiva e contínua nunca parou. Só que nada ou muito pouco foi feito para exterminar essa praga. As ANVISAS, o cientificismo, os Laboratórios e outros congêneres têm sido EFICIENTES... mas não EFICASES.

O mosquitinho maldito continua aí. Já perdemos parentes amados, amigos inesquecíveis, entes insubstituíveis e um mundaréu de pessoas do nosso mundo querido.

Dei a essa BULA o extravagante nome de vossa excelência porque vossa excelência é o tratamento de qualquer presidente e Dom AEDIS AEGYPT porque ”DOM” é o título maior do maior MAFIOSO.

Aegypti (aēdēs do grego αηδής: "odioso). É também conhecido como pernilongo- rajado, popularmente conhecido como mosquito-da-dengue , uma espécie de mosquito da família e tem a crueldade da máfia.

Nada é capaz de exterminar com a MÁFIA nem com o DOM AEDIS. Os males provocados pelo mosquitinho maldito cada vez aumentam mais. A MÁFIA vai se internacionalizando.

E nós !?!?!?

Escrito por
Colunista Felipe Cury (Reprodução)
Felipe Cury

Colunista de Bulas Semanais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.