download_2_667060

Organizada pela Cia. Athus Humanus, o evento reuniu cerca de 350 pessoas em 2018

Foto: Divulgação

 

Já tradicional na cidade, a ‘Procissão das Almas’ acontece neste sábado (17), em Jacareí. A concentração será às 19h, na Sala Mário Lago, com saída prevista para às 21h.

A ‘Procissão das Almas’ é inspirada numa lenda da cidade de que quando o cemitério atrás da Igreja da Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Jacareí, foi transferido de local, as almas do cemitério da Saudade, no bairro Avareí, ficaram sem ter onde rezar e então saiam de seus túmulos em procissão até a Capela São Sebastião para assistir a missa.

Porém se alguma pessoa viva fosse surpreendida espionando a procissão, recebia uma vela que, se fosse apagada, transformava-se em osso humano.

Organizada pela Cia. Athus Humanus, o evento reuniu cerca de 350 pessoas no ano passado e desde 2010 revive a lenda com pessoas caracterizadas com roupas e maquiagens de terror.

A procissão sai do Pátio dos Trilhos às 21h e segue para a Praça Raul Chaves, em seguida passa pela Rua Drº Lúcio Malta em direção Avenida Joaquim Miguel Martins de Siqueira, percorre a Avenida Nove de Julho, encerrando na Capela São Sebastião.

Compondo a programação do mês do Patrimônio Cultural, a Fundação Cultural de Jacarehy oferece o Workshop de Maquiagem de Terror, para a ‘Procissão das Almas’.

O workshop será realizado das 15h às 18h, no prédio da Diretoria de Cultura de Jacareí, que fica na Praça Raul Chaves, no Centro.

Serão oferecidas gratuitamente 20 vagas para interessados a partir dos 16 anos. Para participar é preciso se inscrever no site.