As festas de fim de ano são sempre sinônimo de fartura, mesa decorada e recheada de comidas deliciosas. E logo que pensamos no preparo da ceia nos vem à mente aqueles pratos maravilhosos, porém complicados de preparar. Mas quem não tem muita habilidade e nem tempo de fazer algo para a ceia de Ano Novo? Pensando nisso, o Meon pediu a ajuda da nutricionista Regina Chaga para separar duas receitas gostosas e fáceis de fazer. Confira:

Salada Colorida

Ingredientes:

2 pimentões verdes

2 pimentões vermelhos

2 pimentões amarelos

4 tomates (maduros e firmes)

2 cenouras grandes

4 ou 6 rabanetes

1 cebola grande e 2 médias.

Modo de preparo:

Lave e seque todos ingredientes. Em seguida faça cortes, tipo palitos com as cenouras e pimentões, rodelas ou retangular com os tomates. Corte as cebolas e os rabanetes, em formato de flores. Com auxílio de uma mandolline, faça cortes tipo de fitas em uns dos pimentões e os demais descasque parte sim e parte não, para ter intervalos e corte em rodelas. Decore como preferir.

 

Torta de morango

Ingredientes para massa (brisée)

200 gamas de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher sopa de açúcar

100 gramas de manteiga gelada, em pedaços

4 colheres sopa de água gelada

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture a farinha, a pitada de sal e o açúcar. Junte a manteiga e misture fazendo beliscos até virar uma farofa grossa. Abra um buraco e junte a água até agregar completamente. Envolva a massa em um filme plástico e leve para geladeira por 30 minutos. Abra a massa em um tampo enfarinhado, e disponha-a sobre uma forma para torta com fundo falso. Com o garfo faça furos e cubra com papel alumínio ou papel manteiga, preencha com grãos de feijão cru que serviram de peso, para pré-assar a massa. Leve ao forno pré-aquecido, por 15 minutos aproximadamente até secar. Retire os grãos e o papel e leve ao forno novamente por mais 15 minutos, para terminar de assar e dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar e coloque a massa em um prato de fundo reto.

 

Creme de Confeiteiro

Ingredientes:

2 ½ xícaras de leite

2 colheres de chá de extrato de baunilha

6 gemas

2/3 xícaras de açúcar

4 colheres sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma panela, leve o leite a ferver. À parte, desmanche as gemas e aos poucos, misture o açúcar e a farinha de trigo. Misture um pouco do leite fervente a mistura das gemas e aos poucos, junte o restante. Leve tudo de volta ao fogo, mexendo até ferver e engrossar. Adicione a baunilha e deixe esfriar. Cobertura de morango para torta. 3 xícaras de morango maduros e firmes, lavados e secos.1/2 xícara de morango batido, 15gr de gelatina incolor hidratada (misturar ao morango batido). Montando a torta: Coloque o creme frio na massa assada, acomode os morando inteiros ou cortados e arrume como preferir até cobrir todo creme. Pincele a gelatina sobre os morangos e leve à geladeira por no mínimo 5 horas.