Toda mãe é única. Cada uma tem o seu jeito de falar, tem os seus próprios gostos, o seu modo de enxergar a vida e a sua rotina diária. Mas algo que todas elas têm em comum é colocar seus filhos como prioridade em qualquer ocasião. Seja para ir ao cinema ou fazer uma viagem, elas têm a capacidade de se organizar e sempre incluir os filhos nesses momentos especiais.

Os anos podem passar, as crianças viram adultas, mas os filhos serão eternamente os seus “pequenos” que ela, como mãe, precisa proteger e ama incondicionalmente. Neste dia 13 de maio, é comemorado o Dia das Mães e elas merecem ser homenageadas.

E, para comemorar, que tal preparar boas receitas para sua maior protetora? Para isso, a Electrolux, em parceria com a nutricionista Cinthya Maggi, indica um cardápio completo com três receitas saborosas e fáceis de fazer. Dessa maneira, você pode inovar na cozinha sem medo e ainda surpreender sua mãe e a sua família nessa data especial. Confira:

Para entrada: Brusquetas à la pissaladiere

Brusquetas à la pissaladiere

Divulgação

 

Para entrada: Brusquetas à la pissaladiere

De entrada, essa é uma receita francesa e consiste de uma massa de pão aberta como uma pizza e coberta com um refogado e cebolas, anchovas e azeitonas. Para essa receita, a nutricionista Cinthya Maggi elaborou uma versão italiana com uma brusqueta. O pão italiano em rodelas tostados no Tostador Expressionist deixa a receita mais prática e rápida. O recheio de cebolas bem cozidas e perfumadas deixam esta entrada especial e diferente.

Rendimento: 8 unidades
Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
4 cebolas médias (400g) 
1 colher (sopa) de açúcar mascavo 
1 colher (café) de sal 
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã 
1 colher (sopa) de tomilho fresco 
8 rodelas médias de pão italiano (200g) 
60g de filés de anchovas em conserva 
8 azeitonas pretas em fatias

Modo de Preparo
Aqueça o azeite em uma panela, acrescente as cebolas e o açúcar e mexa por 5 minutos, até começar a dourar. Adicione o sal e o vinagre de maçã mexendo por mais 5 minutos. Retire, espere esfriar, junte o tomilho e reserve. Coloque as anchovas em uma peneira e deixe escorrer o óleo. Após, faça as torradas. Coloque 2 fatias de pão italiano no Tostador Expressionist TOP50.

Pressione o botão de seleção do produto no nível 3. Quando estiver pronto, coloque em uma travessa e faça o restante das torradas. Distribua o refogado de cebolas sobre as torradas, enfeite com os filés de anchovas e as azeitonas pretas. Depois basta servir.

 

Prato principal: Creme de abóbora e inhame com crocante de amendoim

Como prato principal, esta receita é rica em alimentos funcionais, que contém além dos nutrientes, substâncias que vão ajudar a evitar doenças e deixar o corpo mais saudável como a abóbora e o inhame. As sopas podem ajudar a ativar o metabolismo e são uma boa opção para os dias frios e para as mamães quem quer manter a forma.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes
1 colher (chá) de gengibre fresco picado
1 colher (sopa) de azeite
600g de abóbora em cubos
300g de inhame em cubos
1 litro e meio de caldo de legumes

Crocante de amendoim e salsinha:
4 colheres (sopa) de amendoim torrado sem casca e sem sal
2 colheres (sopa) de salsinha fresca

Modo de Preparo
Refogue o gengibre no azeite por 2 a 3 minutos. Junte a abóbora e o inhame e mexa por mais alguns minutos. Regue com o caldo de legumes, abaixe o fogo, deixe a panela semi-tampada e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até os vegetais ficarem macios. Retire a panela do fogo e com o auxílio do Mixer Expressionist IBP50, bata até ficar um creme, na própria panela. Reserve. Coloque no copo do Mini Processador o amendoim e a salsinha e bata rapidamente para deixar ficar com aparência crocante. Adicione ao creme de abóbora e inhame, mexa e sirva.

RECEITA_02_CREME-DE-ABÓBORA-E-INHAME-COM-CROCANTE-DE-AMENDOIM-E-SALSINHA.jpg

Creme de abóbora e inhame com crocante de amendoim

Divulgação

 

Dica para preparar o caldo em casa:

Caldo Básico de Legumes

Rendimento: cerca de 1 litro e meio

Ingredientes
3 cravos-da-índia
2 dentes de alho
1 cebola média inteira
1 cenoura média
1 tomate picado
3 talos de salsão
1 maço de cheiro verde (salsa/cebolinha verde)
3 litros de água

Modo de Preparo
Espete os cravos-da-índia na cebola e adicione à panela com o restante dos ingredientes. Adicione a água e leve ao fogo para cozinhar por cerca de 40 minutos, em fogo baixo, com a panela semi tampada, até reduzir à metade. Espere esfriar, coe em uma peneira e utilize.

  

Sobremesa: Tapioca tropical

Atualmente, a tapioca é um dos alimentos queridinhos pelos brasileiros. Como não contém glúten, pode ajudar às pessoas que não podem consumir alimentos com esse ingrediente. Esta receita contém ainda manga que ajuda a aumentar o valor nutricional e diminuir as calorias por causa do coco.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos. Geladeira: 2 horas

Ingredientes
500ml de água
1 xícara (chá) de tapioca granulada
100g de coco seco ralado
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 xícara (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de mangas tipo Palmer em cubinhos
3 colheres (sopa) de hortelã fresca picada

Para enfeitar
3 colheres (sopa) de amêndoas cortadas em lascas finas, torrada

Modo de Preparo
Coloque a água na Jarra Elétrica Expressionist EKP50, feche a tampa e pressione o botão Start/Cancel. Coloque a tapioca e o coco em uma tigela e regue com a água quente. Mexa bem e deixe reidratar por 5 minutos. Acrescente o açúcar e o leite de coco e deixe repousar por mais 10 minutos. Coloque metade da manga e a hortelã. Insira em uma forma de pudim molhada e deixe na geladeira para firmar, por cerca de 1 hora. Desenforme e distribua o restante das mangas sobre o pudim. Enfeite com as lascas de amêndoas e sirva.