A ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos está realizando o segundo ano do Natal Iluminado. Além de todas as atrações já mostradas pelo Meon, como a chegada do Papai Noel à sua casa na Praça Afonso Pena; o trenzinho que levou crianças e adultos para receberem o Bom Velhinho, uma outra iniciativa está fazendo os bairros pulsarem em uma energia que contagia. Trata-se do projeto Cinema Nas Ruas.

Fomos ver de perto e sentir a emoção das pessoas. Para quem está acostumado a frequentar salas de cinema, parece normal parar em frente a uma grande tela e ver uma produção cinematográfica. Mas para muitos isso vai além do “comum”. É uma forma de levar a 7ª Arte para aqueles que não têm o hábito, por falta de recursos ou mesmo falta de cultura nesse sentido.

Aí é que emociona. São centenas de pessoas que estão recebendo este presente. Aliás, vários presentes, como afirma a moradora da Vila do Tesouro, Bárbara, de 27 anos: “É muito bacana ver um projeto de inclusão social. Eu sou de São Paulo e nunca vi nada assim, nem mesmo nas comunidades”.

A sessão de cinema corre com pipoca, refrigerante e presentes, ao final. A linda carreta, toda iluminada, convida os moradores para o programa. Para muitos, sessão de cinema novamente, só no ano que vem, quando chegar o Natal e com ele a Carreta Iluminada!